2021/09/05

Perseverance recolhe 2ª amostra de rocha

Depois do intrigante falhanço na recolha da primeira amostra de solo marciano, a Perseverance parece ter concluído a segunda recolha com sucesso - mas ainda por validar.

Marte levou a melhor na primeira tentativa de recolha de amostras do solo pelo rover Perseverance, com material que se desintegrou e não permitiu a recolha desejada. Para a segunda tentativa as coisas parecem ter corrido melhor.

Desta vez parece haver material em quantidade suficiente para completar o processo de recolha de amostra com sucesso, mas os responsáveis pels missão preferem jogar pelo seguro e captar novas imagens numa altura em que o sol proporcionar uma iluminação mais favorável. Uma opção compreensiva, já que facilmente se imagina o embaraço que seria se, da segunda vez, se voltasse a ter um incidente como o que decorreu na primeira recolha.

Depois de recolhidas todas as amostras, o Perseverance poderá largar o módulo das mostras no solo, para que possam ser recuperados por uma missão futura: uma missão que vá até lá, apanhe o módulo com amostras, e a faça chegar até à Terra.


Actualização: foi recolhida com sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)