2021/09/07

Sanitas inteligentes vão monitorizar saúde dos cidadãos

Depois dos smartphones, braceletes e smartwatches, há quem queira expandir a monitorização de saúde às sanitas.

Nos últimos anos temos assistido à proliferação dos "smart devices", e aqueles que registam a actividade do utilizador e o alertam para potenciais problemas de saúde são dos que têm tido mais adesão. São cada vez mais as pessoas que passam a usar um smartwatch ou smart bracelet para que se lembrem de levantar regularmente ao longo do dia em vez de ficarem sentados, cumpram uma meta de passos diários; ou até recorrendo a balanças inteligentes para que também o seu peso seja registado automaticamente a cada dia. Mas há quem queira ir mais além...

Investigadores estão a levar o conceito da análise e monitorização das pessoas a um sector bastante privado, mas onde muitas pessoas poderão estar reticentes a admitir que passam demasiado tempo: a sanita.

Se há países que há muito são fascinados por sanitas high-tech (como o Japão), está para chegar uma nova geração de sanitas inteligentes com capacidades que parecerão saídas de um filme de ficção científica. Esta geração de sanitas virá  equipada com câmaras e sensores para analisar as fezes e urina, podendo detectar diversos tipos de problemas e alertar os seus utilizadores - algumas delas até com capacidade para recolherem amostras e enviarem-nas para laboratórios para análise mais detalhada. E, para distinguir entre diferentes pessoas, utilizarão sensores de impressões digitais e também reconhecimento de ânus.

Resta-nos esperar que estas sanitas não tenham poupado na área da segurança. Senão ainda acabam por fornecer imagens "originais" que hackers e grupos de ransomware poderão utilizar para extorsão.


P.S. O que nos leva também a outra questão: quem é que, há umas décadas atrás, poderia imaginar que se chegaria a um tempo em que se teria que dizer "aguenta mais um pouco, que está quase a terminar a actualização da sanita"?

2 comentários:

  1. o cara estava se desfazendo de dor no braço direito , então resolveu ir ao médico , chegando lá o médico lhe mostrou um aparelho que segundo ele era revolucionário , que você colocava sua urina e ele em 10 minutos lhe dava seu diagnóstico , o que você tinha e que devia usar.ao ver o aparelho o paciente se indgina , diz para o médico:

    -que bobagem dr.!eu sou analista de sistemas e nunca ouvi falar de um aparelhos assim!

    então o médico lhe dá um pote e pede que ele urine dentro , ele muito a contragosto vai e urina , depois entrega para o dr.que põe a urina no aparelho e em dez minutos sai o diagnóstico:

    sr.jõao carlos , analista de sistemas , 39 anos, artrite no braço direito.

    ele se impressiona mas não se convence , quer fazer de novo o exame , então o dr. lhe dá novamente um pote , só que desta vez ele pede para levar para casa , o dr. diz que não tem problema.

    chegando em casa , ele pensa:"vou sacanear aquela máquina!"então vai até o carro e põe um pouco de óleo no pote , depois pede para a sua mulher urinar no pote , depois para a filhar fazer o mesmo , logo após ele mesmo urina no pote , então começa a se masturbar e despeja seu sêmem no pote.

    no dia seguinte vai ao médico e lhe entrega o pote , o dr. põe na máquina e o paciente começa a rir.dez minutos depois sai o resultado:

    -sr.joão carlos , analista de sistemas, 39anos , corno , filha grávida de três mêses , precisa trocar o óleo do carro e da próxima vez que se masturbar se masturbe com o braço esquerdo , pois o direito está com artrite!

    Piadas.biz: https://piadas.biz/exame-de-urina-2

    ResponderEliminar