Há muito que a UE tem vindo a lutar pela uniformização dos carregadores e fichas, como forma de evitar o lixo electrónico, e agora avança mesmo com a exigência do USB-C para os smartphones, numa medida que praticamente só é contestada pela Apple, que continua a insistir na utilização da sua ficha proprietária Lightning nos iPhones. A Apple diz que a imposição de um tipo de ficha vai funcionar como um travão à inovação, mas essa desculpa dificilmente convencerá alguém, bastando relembrar que a própria Apple já utiliza USB-C nos seus iPad Pro.
Temos ainda o caso dos cartões SIM, que apesar de ser um standard mundial, também continuaram a ser inovados e a reduzir de tamanho ao longo dos anos - com a Apple a fazer parte desse esforço para a sua miniaturização e, mais recentemente, da sua abolição com os eSIM.
Are your chargers piling up in a drawer?
— European Commission 🇪🇺 (@EU_Commission) September 23, 2021
We propose a common charger for mobile phones and other similar electronic devices.
A single charger will be more convenient for people and will reduce electronic waste.
Read more: https://t.co/hkspfjwlhu #DigitalEU pic.twitter.com/ZhWZ8xSGKH
Segundo um estudo da UE, o cidadão europeu típico tem pelo menos três carregadores e utiliza dois deles regularmente; mas 38% das pessoas diz não ter conseguido recarregar o seu smartphone pelo menos uma vez por não ter conseguido encontrar um carregador adequado. Com 420 milhões de smartphones e equipamentos electrónicos portáteis vendidos na UE o ano passado, são muitos milhões de incompatibilidades que a UE espera conseguir eliminar nos próximos anos - numa media que se aplica não só aos smartphones, mas também aos tablets, câmaras, consolas portáteis, headphones wireless, etc. De fora fica com os smartphones, earphones, e smart bracelets.
Veremos que impacto isto terá nos planos da Apple, que se mantiver a sua cadência de actualizações de hardware, deverá trazer-nos um iPhone com design renovado no próximo ano - no qual se adequaria perfeitamente a transição para o USB-C tal como já fez nos iPads.
"De fora fica com os smartphones, earphones, e smart bracelets."
ResponderEliminarsmartwatches?
E agora era a apple a obrigar a todos a mudar para Lightning :P
ResponderEliminarDeviam era obrigar todos os equipamentos com um custo superior a 2x o valor da bateria ter possibilidade do utilizador trocar a bateria sem necessidade de recorrer a serviços especializados.
ResponderEliminar