2021/09/12

Usar iPhones em motos pode destruir as suas câmaras

A Apple reconheceu que o sistema de estabilização das câmaras nos iPhones pode ser danificado por exposição a vibrações, como a dos motores de motos.

Embora sem que existam (ainda?) relatos de iPhones danificados por vibrações em número suficiente para justificar um "vibration-gate", parecem ter sido suficientes para que a Apple lançasse um comunicado oficial a referir essa susceptibilidade. A Apple avisa que o sistema de estabilização de imagem usado nas câmaras dos iPhones pode ser danificado pela exposição prolongada a vibrações, como a de certos motores.
A Apple recomenda que não se instalem iPhones directamente ligados ao chassis ou guiador de motos de maior potência, e mesmo em scooter e motos de menor potência, recomenda que se utilize um suporte com algum tipo de amortecimento para reduzir as vibrações.

Depois de danificados por estas vibrações, os iPhones perdem a capacidade de focar correctamente, e começam a apresentar interferências estranhas - e, como pelo menos um utilizador teve a infelicidade de comprovar - é algo que pode acontecer após uma única viagem de moto.

3 comentários:

  1. IPhones 11 e 12 já se começam a ver muitos com esse problema, e claro só costumam falhar com pessoal que anda de moto

    ResponderEliminar
  2. Acabei de fazer uma viagem grande de mota (6300kms) e quando ia a velocidades mais altas em auto-estrada, notei que o iPhone não carregava, provavelmente pelas vibrações maiores.

    ResponderEliminar
  3. O suporte era o Quadlock montado no guiador.

    ResponderEliminar