2021/09/25

VW enfrenta Dieselgate 2.0

Um conselheiro do Tribunal de Justiça da UE considerou que o controlo da válvula de recirculação de gases nos motores VW também faz batota para reduzir as emissões durante os testes.

Quando a VW pensava já ter ultrapassado o dispendioso caso Dieselgate, eis que se aproxima o segundo capítulo, desta vez referente às emissões NOx e à válvula de recirculação de gases. Essa válvula permite recircular os gases de escape para reduzir as emissões poluentes - mas o problema é que a VW apenas utiliza essa válvula quanto a temperatura ambiente está entre os 15º C e 33º C e a altitudes abaixo dos 1000 metros. Condições que levaram um grupo de consumidores austríacos a avançar com um processo, já que por lá será praticamente impossível cumprir isso em condução regular, fazendo com que as emissões poluentes dos VW sejam muito superiores ao anunciado.

Se o TJUE seguir o entendimento do conselheiro, a VW arrisca-se a nova vaga de indemnizações milionárias, que são perfeitamente justificadas, demonstrando-se mais uma vez o ponto a que os fabricantes automóveis foram capazes de chegar, adicionando complexidade aos seus motores com o propósito principal de enganar os sistemas de testes de emissões. É profundamente vergonhoso, e não pode ser ignorado só porque agora, finalmente, estão a apostar nos carros eléctricos - quando provavelmente poderiam ter poupado décadas de emissões se o tivessem feito antes na altura em que começaram a fazer as batotas.

Infelizmente a indústria automóvel já tem longo historial de esconder deliberadamente coisas que sabem ser prejudiciais para os condutores ou sociedade em geral, como foi o caso da gasolina com chumbo, que foi mantida durante décadas apesar de saberem os efeitos nocivos; ou dos carros que explodiam se fossem batidos por trás, mas em que fizeram as contas e ficava mais barato indemnizar os potenciais acidentes nessas condições, do que corrigir o problema.

12 comentários:

  1. A mim parece vergonhoso aparecer burocracia da UE com os seus comissários a inventar coisas sem consultar os engenheiros e especialistas da área e impor uma metas que são impossível de alcançar. O resultado- fazem batota. Agora vir com os elétricos como uma solução milagrosa e uma ilusão, basta ver como se produz a electricidade (as renováveis são boas soluções mas dependem muito dos fenómenos naturais como vento ,sol , chuvas,etc) e os preços praticados nos mercados internacionais no último mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, para ti parece-te vergonhoso que a UE não vá falar com os batoteitros para lhes perguntar se podem deixar de fazer batota? Coitadinhas destas corporações com biliões de dólares que agora têm que investir capital para não matar os seus clientes em vez de deixarem o dinheiro parado em paraísos fiscais. Só fizeram batota porque foram "obrigados" a isso pela mázona da UE.

      Ou então deviam ter apertado com estas corporações criminosas mais cedo, porque é mais que evidente que podiam ter iniciado a transição para EVs mais cedo.

      Os preços no último mês aumentaram por causa dos aumentos do gás natural. Vai-te educar pá.

      Eliminar
    2. Vai-se educar, pá??? Que raio de conversa e esta? Não sabe dialogar de uma forma mais educada sem passar para uma linguagem desta?
      Estas corporações"criminosas" dao quase 14 milhões de empregos na Europa e estão a investir imenso para que esta indústria vai para frente, mas não se pode pedir coisas que do ponto de vista tecnológico e quase impossível implementar na prática no momento quando foram adotadas aquelas medidas por burocracia da UE! As coisas não acontecem por decreto se não tem uma base sólida por trás (neste caso scientifica e tecnológica). Vamos adotar leis para proibir os motores a combustão sem ter uma base para transição, sem ter capacidade suficiente para que isto avance e não dá um estrondo de todo tamanho.
      Claro que a electricidade aumentou por causa do preço do gás natural, também o preço do carvão quase que triplicou, e agora??? Há soluções verdes para isto? Claro que NAO! E uma ilusão! Há cada vez mais procura de electricidade por parte da população e também da indústria, agora se nós imaginamos que os automóveis todos vão passar a electricidade onde vai buscar tanta electricidade (sustentável e a preços acessíveis)???

      Eliminar
    3. serjmar,

      ou seja, na tua opinião porque os "batoteiros" dão 14 milhões de empregos (números teus) e quem legisla põe metas sem perguntar aos batoteiros, então está tudo bem ser batoteiros... o que dizes não faz sentido, é o mesmo que ter um traficante e "porque dá emprego e a polícia não lhe perguntou nada" então está tudo bem. Lolol

      1) quem legisla tem uma comissão DE ENGENHEIROS que recebem pelos pareceres (opinião). Logo as metas são possíveis.

      2) a Tesla começou DO ZERO e arranjou rápido uma solução.

      3) marcas como (mas não só) do grupo Volkswagen AG acharam que em vez de atingirem os objectivos, como estas marcas dominam grande parte da política automobilista europeia, pensaram que ao serem "intocáveis" podiam enganar o sistema. Ora, na Europa têm razão: não só pessoas como tu directa e indirectamente dependem deles, mas muitos países variam as orelhas com medo que eles mudem as fábricas e então faziam o que querem; mas esqueceram-se que nos EUA piam fino! E lixaram-se (lá, na Europa levaram com mini multas para dizer que fizeram algo...)

      4) ah e tal onde se vai buscar tanta electricidade: pois grande parte dos combustíveis até chegarem às bombas custam muitíssima mais electricidade do que usam os veículos eléctricos. Logo, se quase não usarem "fraking", bombas, transporte, refinação, etc poupam muita energia; outra questão é que em todas as casas e edifícios, se houvessem painéis, boa parte do ano e durante o dia terias consumo ZERO da rede eléctrica; a outra parte (noite ou dias enevoados) aguenta bem com eólica e barragens e alguma armazenada. Nem que tivessem que usar um pouco de gás/ carvão, reduzias em 95% as emissões atuais.

      Em suma: argumentos da treta esses teus e de tais fabricantes. Num par de anos já vai andar tudo a vender eléctricos e de repente já há electricidade para todos. Lol

      Eliminar
    4. Ricardo Miguelito, os batoteiros começaram a fazer batota quando alguém traçaram uns prazos e metas impossíveis ou quase impossíveis de alcançar. Pensas que só a VW faz batota??? Todos fazem! E estas empresas, digo eu, tentaram baixar os níveis de CO2 e o resto das substituições nocivas ( filtros, catalisadores, filtros partículas, adblue, etc,etc...). Não defendo estas empresa , simplesmente sou realista e não ando nas nuvens com óculos cor de rosa. Cobrir os prédios todos com painéis solares e produzimos energia suficiente para tudo bla,Bla,bla. Produção dos painéis e uma indústria limpinha e matéria prima para isto há com fartura em todo lado, lítio para baterias também está a pontapé, cobre para cabos (sim , a rede tem que ser reforçada, pois vi uma pequena obra numa empresa de distribuição onde instalaram 30 postos de carregamento e não te imaginas a quantidade de cabo e a grossura dos mesmos nem o preço da obra.e mais os engenheiros da empresa instaladora disseram que não garantem o normal funcionamento dos mesmos se trabalhassem todos ao mesmo tempo devido ao condicionalismo da rede até ao quadro da empresa). Enfim, há pessoas que gostam de se enganar porque assim e mais bonito e está conforme o desenho que está na cabeça deles.
      Sim, a indústria automotiva na Europa emprega directamente e inderectamente 14 milhões de pessoas (dados não meus mas que são fáceis de os encontrar).
      P.S. vê bem a história com os híbridos, na altura quando apareceram a conversa foi a mesma , isto e o futuro, isto e ecológico ,isto e que! No final, foi zero! Até mais poluentes do que os normais ( vê o que diz associação Zero sobre os mesmos , "desastre ambiental" para ser mais esclarecido)
      P.S. não sou a favor daquilo que fazem estas empresas mas prefiro viver num mundo real e não de ilusões!

      Eliminar
  2. E só agora é que viram isso os anos que há automóveis! Ponham os combustíveis sintéticos nas bombas porque já estão a usar na Porsche que produzam em larga escala .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os combustíveis sintéticos são apenas uma ponte até acabarem os veículos de combustão interna e se realmente são menos poluentes venham rápido.

      O próximo ponto são as eléctricas, outra máfia que tem que mudar: continuam a vender caro e a mudar muito lentamente, quem paga a mudança é o cliente mas os lucros vão para os accionistas.

      Eliminar
    2. Fantástico @Ricardo Miguelito.

      Muito bem resumido.
      👍👍

      Eliminar
  3. Rosmano essa foi boa.. coitadinhas das empresas dos biliões que fazem batota para fazer mais biliões..🤣🤣🤣

    ResponderEliminar
  4. Marcas poluentes. Vê-se na estrada.

    ResponderEliminar
  5. Sou um dos palermas que comprou um motor VW desses num Audi com o EA189. Além de um carro ficar desvalorizado, nem um pedido de desculpas do grupo VAG, em vez disso cartas ameaçadoras para obrigarem ao recall que mudou a programação, para pior, como foi confirmado em testes por revistas da especialidade.
    E agora, isto. Um nojo. Comprei 3 motores VAG. Nunca mais.

    ResponderEliminar
  6. Só não percebo o porquê deste ataque direcionado à VW na altura saíram estudos que mostraram que outras marcas também fazem o mesmo tipo de batotas mas só a VW é que está a ser penalizada. Não sou de todo fã da VW nem nunca tive um carro do grupo em casa mas o grupo da VW é um dos que ultimamente mais tem feito por carros mais sustentáveis, com combustíveis sintéticos nestes últimos anos, mas nos anos 2000's onde a preocupação era o CO2 os TDI eram os que que menos libertavam CO2 ( este problema está com o NOx e não com o CO2) e os que menos consumiam combustíveis, que também era uma das maiores preocupações. Eu sou 100% de acordo com a eletrificação automóvel, na verdade sou 100% com a eletrificação de tudo mas enquanto os governos não perceberem que as energias renováveis sem saída isto nunca será possível porque as energias renováveis simplesmente não produzem energia suficiente nem nunca produzirão. A única forma de eletrificar tudo será com a nuclear e os governos deveriam era investir em tornar a nuclear de fissão viável e não deitar dinheiro ao lixo com as renováveis. Se o dinheiro que os governos gastam em investigação nas renováveis fosse gasto na investigação em nuclear dava 10 anos para termos centrais nuclear de fissão a produzir energia a todo o gás. Para quem se pergunta porque é que os investigadores então não se focam na energia nuclear em vez das renováveis? Porque, e agora vou dar o exemplo só da UE que é onde tenho o conhecimento sobre os processos, a união europeia faz um plano de 10 anos que basicamente faz objetivos de investigação neste momento é o europa 2030 e nesse projeto 90% do orçamento para os projetos na energia está destinado para as renováveis ou seja basicamente vamos desperdiçar mais 10 anos no combate para as alterações climáticas, da mesma forma que a maioria do dinheiro para a agricultura está para a agricultura biológica que qualquer bom ecologista (não estou a falar de ambientalistas, esses não passam de pessoas que mandam postas de pescada sobre o assunto e pensam que percebem) sabe que a agricultura biológica não é a agricultura mais sustentável, mas os políticos é para isso que estão a enviar o dinheiro.

    ResponderEliminar