2021/09/13

WhatsApp prepara transcrição de mensagens de voz

Se não têm paciência para ouvir mensagens de voz, o WhatsApp está a preparar a transcrição dessas mensagens para texto.

O WhatsApp está a preparar uma funcionalidade de transcrição de mensagens de voz para texto, por agora na versão iOS, que poderá facilitar a vida a todos os que preferirem ler mensagens a ouvi-las. Será também particularmente útil para os casos em que não se está com headphones ou earphones por perto e não se quer ouvir a mensagem em alta-voz, quando se está em ambientes ruidosos, ou até para utilizadores surdos, que assim passam a ter mais uma forma de receber mensagens sem serem penalizados.

Curiosamente, em vez desta transcrição estar a ser feita pelo WhatsApp, está a ser feita pelo sistema de reconhecimento de voz da Apple - com a app a alertar que a utilização desta função irá contribuir para a melhoria dos serviços da Apple, mas não sendo explicado se isto implica enviar as mensagens de voz para a Apple, ou se será feito localmente no equipamento. Além de que, uma vez que também as mensagens de voz contam com encriptação end-to-end, qualquer envio de dados para um servidor externo abre as portas para que possam existir fugas de informação.

Será preciso aguardar pelo lançamento oficial desta funcionalidade de transcrição para saber mais detalhes, sendo de esperar que, quando for aplicada à versão Android, dê uso ao sistema de reconhecimento de voz da Google.

1 comentário:

  1. O Google podia ter esta funcionalidade nas milhentas apps de mensagens instantaneas incluindo o Google Allo mas...

    ResponderEliminar