2021/09/10

WhatsApp vai ter backups com encriptação

O WhatsApp prepara-se para levar aos backups a segurança que oferece nas mensagens.

O WhatsApp há muito que se destacou de outros serviços por oferecer encriptação end-to-end que garante a privacidade e segurança das comunicações entre os utilizadores, mas depois tinha como elo mais fraco o facto de fazer backups sem encriptação. Algo que agora irá ser corrigido, com a possibilidade de também os backups na cloud poderem contar com encriptação total.

Bem se sabe que qualquer sistema de segurança é apenas tão forte quanto o seu elo mais fraco. No caso do WhatsApp, isso fazia com que muitas vezes as autoridades optassem por pedir o acesso aos backups não encriptados para terem acesso às mensagens, do que tentarem descodificar as mensagens em si. Demorou, mas em breve o WhatsApp permitirá criar backups encriptados, dando aos utilizadores a opção de guardarem eles próprios a chave de encriptação; ou de deixarem que a chave fique do lado do serviço, protegida por uma password. Em qualquer dos casos, a questão é que nada nem ninguém, incluindo o próprio WhatsApp, conseguirá aceder às mensagens no backup - só a pessoa que tiver a password ou chave correcta.

Esta é mais uma medida que deverá despoletar nova vaga de pedidos de backdoors por parte das autoridades, que continuam a considerar a encriptação com uma ferramenta "a abater". Mas resta a esperança que talvez um dia percebam que isso é o equivalente a ter uma caixa forte blindada num banco, que logo ao lado tem uma porta de madeira que facilmente pode ser arrombada e que se tornaria no ponto de entrada preferencial para qualquer atacante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)