2021/09/11

Xbox Series X aceita SSDs M.2 com conversor CFexpress

Uma das limitações da expansão de memória da Xbox Series X face à PS5 pode afinal não existir, sendo possível utilizar SSDs M.2 em vez dos "cartões" proprietários da Microsoft.

Ao contrário da PS5, onde a Sony deixa que os utilizadores expandam a capacidade adicionando um SSD M.2 standard (desde que seja PCIe 4.0), na XBox Series X a única opção dada pela Microsoft é comprar um "cartão de expansão", que custa a módica quantia de 220 euros por 1 TB.

Mas, afinal, parece que também é possível usar um SSD PCIe 4.0 convencional na Xbox Series X, sendo apenas necessário utilizar um adaptador CFexpress para SSD M.2.
O grande problema é que nem todos os adaptadores e SSDs funcionam, e nada impede que a MS venha a bloquear o uso destes SSDs não oficiais no futuro, através de uma actualização do sistema. Mas esperemos que tal não aconteça, e que à semelhança do que a Sony faz, passe a aceitar o uso de SSDs não oficiais - embora com a ressalva de que será sempre algo não suportado e onde fica a cargo dos utilizadores resolverem quaisquer fenómenos estranhos que possam surgir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)