2021/10/15

Análise ao CAT S62 Pro com câmara térmica FLIR


Num segmento em que os smartphones são cada vez mais idênticos, a Cat continua a apostar na diferenciação com smartphones pensados para utilização profissional e com coisas pouco comuns como - no caso deste S62 Pro - uma câmara térmica FLIR.

O mercado dos smartphones continua altamente competitivo, com as marcas a terem dificuldade em conseguir encontrar argumentos que lhes permitam garantir a escolha dos consumidores. Para conseguir este objectivo, a CAT tem apostado num nicho de mercado, procurando oferecer aos seus clientes funcionalidades que não são habitualmente encontradas nos smartphones que temos no mercado. O CAT S62 PRO é disso exemplo, apresentando uma câmara térmica renovada, num equipamento que segue as linhas dos anteriores modelos lançados pela marca.

Unboxing


A caixa de cartão, simplista, mas com um aspecto arrojado, apresenta o smartphone em primeiro plano.


Por baixo deste, a documentação de referência e dois compartimentos, para os acessórios.


A acompanhar o smartphone, um cabo USB-C e um carregador.


O carregador suporta carregamento rápido, mas está limitado à relação mais baixa desta classificação, com 12V/1,5A para uma potência de 18W.

O CAT S62 PRO

Este é um smartphone preparado para trabalhos duros e exigentes, algo que se comprova de imediato no primeiro contacto. Não há lugar a uma esbelta espessura, bem pelo contrário, com o S62 PRO a mostrar toda a sua robustez.

Pese embora não seja um smartphone de fino recorte, é contudo um equipamento que se adapta muito bem na mão, acabando por ser bastante confortável, graças à curvatura do corpo em alumínio e a borracha rígida que protege a traseira.




Na lateral direita, os botões de volume e o botão de power, com este a apresentar um acabamento com entalhes, para que seja mais facilmente identificável ao toque.


Do lado oposto, um botão programável e o slot para o cartão SIM e MicroSD.


Na lateral superior, apenas um microphone.


A lateral inferior apresenta um segundo microfone, a porta USB-C e uma pequena grelha para a saída de som.


Na frente, em cima, a câmara frontal, sensores e uma grelha para a coluna destinada às chamadas de voz.


A traseira, simplista, está muito bem conseguida, com uma zona rugosa, para evitar que o smartphone escorregue da mão. Em cima, câmaras, sensor de impressão digital e o logótipo da marca.


Em termos de hardware, este é um smartphone que não se destaca, apresentando especificações que se podem encontrar em qualquer outro equipamento a começar nos 200€:
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 660
  • Ecrã: 5.7” FHD+ (1080 x 2160) numa relação 18:9
  • Memória: 6GB
  • Armazenamento: 128GB
  • Bateria: 4000mAh
  • Comunicações: Bluetooth 5, WiFi ac
  • Dimensões e peso: 158.5 x 76.7 x 11.9mm, 248g

Onde este smartphone verdadeiramente se destaca, é na capacidade de resistência:
  • IP68 e IP69: areia, poeira e impurezas
  • À prova de água: 1.5m de profundidade até 35 minutos
  • Choque: até 1.8m numa superfície em aço
  • MIL SPEC 810H: choque de temperatura de -25°C a 55°C (131°F) por 24H, máximo

No que diz respeito às câmaras, apresenta um sensor traseiro com 12MP, abertura f/1.8 e um sensor frontal com 8MP. Especificações perfeitamente banais, quando comparadas com a câmara FLIR Lepton 3.5, capaz de medir temperaturas entre os -20º e os 400ºC, numa resolução 1440 x 1080 HD.



Em utilização

Olhando para a lista de especificações, não é de esperar um super desempenho por parte do CAT S62 Pro. O smartphone é capaz de disponibilizar uma utilização sem lugar a grandes atrasos ou paragens, beneficiando de uma versão do Android (10) sem alterações. Quando estamos a poucas semanas de conhecer a versão final do Android 12, aguardar (à altura do teste pela chegada do Android 11 está longe de ser um bom cartão de visita. Salvam-se as actualizações com o patch de segurança, que têm chegado com alguma regularidade (trimestral).


Em termos de apps, não há lugar a bloatware, com a CAT a apontar para um site, onde apresenta uma alargada lista de aplicações, ficando a cargo do utilizador a sua instalação, poupando desta forma espaço de armazenamento, ao mesmo tempo que não sobrecarrega o sistema com apps que poderiam nunca vir a ser utilizadas.

Em abono da verdade, esta questão do desempenho não deverá ser um problema para quem considerar a aquisição deste CAT S62 Pro, pois os seus pontos fortes são outros. 

No que diz respeito à capacidade de resistência, a marca avança com um lista considerável de características, as quais não tivemos autorização para testar. Teria sido muito interessante avaliar a resistência ao choque, ou até mesmo a capacidade de ficar submerso, mas tal não foi possível, pelo que terão de levar em conta o anunciado pela marca.


A câmara FLIR apresenta-se com novas funcionalidades, de onde se destaca o modo MSX, capaz de definir as formas com maior detalhe, o qual só é possível devido à utilização do sensor Lepton 3.5, com quatro vezes mais pixéis térmicos. 


Estão ainda disponíveis outros modos de imagem, que aumentam a versatilidade do equipamento, sendo que o registo de temperatura é particularmente interessante, pois os dados ficam associados à imagem, o que permite a sua posterior consulta na aplicação MyFLIR Pro. Podem inclusivamente partilhar a foto com outros utilizadores, bastando que estes também tenham a referida app instalada, para consultar os dados relativos à temperatura.

Apreciação final


O CAT S62 Pro é um smartphone que apresenta uma boa qualidade de construção, a qual está em linha com as especificações do equipamento, deixando antever uma levada capacidade de resistência, a qual infelizmente não tivemos a possibilidade de avaliar.

Em termos de desempenho global, este equipamento não deixa ficar mal o utilizador, apresentando um bom comportamento, sem lugar a grandes atrasos no tempo de execução das tarefas. O hardware é mediano, acabando por impossibilitar o desempenho de melhor qualidade.

Onde o CAT S62 Pro passa com distinção é na câmara térmica, com o sensor de nova geração a disponibilizar imagens com uma qualidade muito superior ao que vinha a ser apresentado nos modelos anteriores. A aplicação MyFLIR Pro é simples e prática de utilizar, indo por certo de encontro às expectativas do mercado profissional.

A especificidade deste modelo faz com que o seu interesse fique quase automaticamente limitado a um segmento profissional bastante reduzido. Mas para quem se integrar nesse segmento, ficará bastante satisfeito com a assistência e capacidades incomuns deste smartphone, que está disponível no mercado nacional por um preço na casa dos 500€.


CAT S62 Pro
Quente

Prós
  • Câmara térmica
  • Robustez

Contras
  • Destinado a um sector profissional bastante específico


CAT S62 Pro

Quente (4/5)

1 comentário:

  1. Não deixar testar o que mais pretende de um equipamento destes: resistencia ao choque e água/poeiras, era logo 2/5 para mim ou mesmo mesmo 1/5, o que se apresenta aqui? um análise a uma camera FLIR?

    ResponderEliminar