2021/10/18

Apple apresenta MacBooks Pro com M1 Pro e M1 Max (e notch!)

A Apple apresentou os seus novos MacBook Pro da geração M1, com chips M1 Pro e M1 Max, e com ecrã com notch.

Para a geração Pro a Apple não poupou esforços, apresentando não um chip M1 melhorado, mas sim dois: o M1 Pro e o M1 Max, com até 32 GB e 64 GB de memória unificada, respectivamente, e 200 GB/s e 400 GB/s de largura de banda.
 
Mais do que o desempenho em si, que a Apple assegura ser superior a tudo o que a concorrência (Intel e AMD) tem para oferecer, está em destaque o facto desse desempenho ser atingido com um consumo energético bastante mais reduzido, evitando as ventoinhas a fazer barulho, e permitindo uma autonomia adequada, mesmo para trabalhos intensivos.

Saltando para os MacBook Pro, que chegam em versões de 14" e 16", a Apple surpreendeu ao confirmar um rumor que parecia ser pouco credível: estes novos MacBooks adoptam ecrãs com notch(!) - e, como é habitual, a Apple apresenta-o não como sendo uma câmara que rouba parte do ecrã, mas sim um ecrã que rouba espaço às molduras habituais. Seja como for, esperem wallpapers e cores de fundo que escondam este notch, para passar despercebido até que a Apple transite para furos no ecrã ou câmaras invisíveis sob o ecrã.
Estes novos MacBooks Pro vêm com uma série de portas, incluindo uma ficha MagSafe 3 para carregamento, embora também possa ser recarregado via ficha USB-C / Thunderbolt 4. Já no campo do que não vem, a barra Touch Bar, que dá lugar a teclas físicas de funções. Com todas as portas extra, o MacBook Pro mais poderoso pode ser ligado simultaneamente a três monitores externos 6K e ainda mais um televisor 4K a 60 Hz - impressionante!
O novo MacBook Pro de 14" com M1 Pro começa nos 2349 euros com 16 GB + 512 GB, o de 16" começa nos 2849 euros também com um M1 Pro com 16 GB + 512 GB. Se quiserem um MacBook Pro com o M1 Max, então terão que pagar 3949 pelo MacBook Pro de 16" com 32 GB + 1 TB. Optar pelos 64 GB de RAM implica pagar mais 460 euros. Se quiserem a versão toda equipada, com 64 GB + 8 TB, o valor vai para mais de 6940 euros!

2 comentários: