2021/10/31

Baterias de fibra de carbono querem substituir elementos estruturais

Uma empresa sueca quer transformar a própria estrutura e peças do carro em baterias, reduzindo substancialmente o peso e volume ocupado pelos packs de baterias tradicionais.

Há nova revolução prometida para as baterias, mas desta vez não da forma que se poderia pensar. Já sabemos que as promessas de "revoluções" na área das baterias são muitas, mas que depois tardam em se concretizar, mas desta vez há mais probabilidades para que tal possa acontecer. É que desta vez não temos a promessa de capacidades energéticas revolucionárias, mas sim de uma forma completamente nova de olhar para os packs de baterias.

A tradição, mesmo nos carros pensados de raiz para serem 100% eléctricos, é a de criar a estrutura de um carro e depois arranjar espaço para colocar um pack de baterias que tem um peso e volume bastante elevado - por isso sendo quase sempre posicionada no "chão" do veículo. Mas, e se em vez de se ter um pack de baterias que se tem que colocar nalgum lado, a bateria pudesse ser a própria estrutura do veículo? Com estas baterias de fibra de carbono isso torna-se possível.
Num dos protótipos, uma bateria convencional foi substituída por uma bateria que também desempenhava a função de cobertura do motor - mas o mesmo poderia ser feito com qualquer outra estrutura do carro, do chassis à carroçaria, passando pelos elementos móveis como portas.

Claro que nem tudo é perfeito. A densidade energética destas baterias não consegue (ainda) competir com os packs de baterias - mas tem a grande vantagem de não ocupar qualquer volume, já que combinam a sua função com a das estruturas que já iriam ser necessárias. A Tesla já está também a evoluir em sentido idêntico, com as suas células mais recentes a poderem ser usadas como parte integrante da estrutura, embora ainda mantendo o formato cilíndrico.

Talvez no final se venha a ter uma combinação de ambos os sistemas, com packs de baterias para os veículos de maior autonomia; mas talvez podendo usar-se apenas estas baterias estruturais de carbono para os citadinos em que baste oferecer uma autonomia mais reduzida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)