2021/10/24

Bike Buddy acompanha ciclistas nas cidades

Circular de bicicleta numa cidade pode ser uma proposta assustador para quem apenas costuma fazê-lo em estradas pouco movimentadas, mas o Bike Buddy pretende dar uma ajuda.

Com o objectivo de promover a utilização da bicicleta nas cidades, a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, disponibiliza o Bike Buddy, uma iniciativa que pretende ajudar quem quer começar a andar de bicicleta na cidade mas não sabe como o fazer. O Bike Buddy é um serviço gratuito que disponibiliza a ajuda de ciclistas com experiência em contexto urbano, com o objectivo de promover a utilização da bicicleta como meio de transporte utilitário, educar e incentivar novos utilizadores a adoptarem a bicicleta nas suas deslocações de forma segura e conveniente.

O Bike Buddy é um projecto de mentorado da utilização da bicicleta em contexto urbano, através do aconselhamento e acompanhamento de novos utilizadores, nas suas primeiras deslocações. Um tutor temporário acompanha o utilizador inexperiente nos trajectos diários, com o objectivo de o familiarizar com o uso da bicicleta como meio de transporte em contexto urbano. Os Bike Buddies são associados da MUBi que, de forma voluntária, acompanham novos utilizadores nas suas primeiras pedaladas de bicicleta pela cidade, partilhando a sua experiência, aconselhando novos utilizadores de bicicleta quanto a rotas, equipamento, segurança, legislação, atalhos e truques que permitam facilitar a deslocação de bicicleta pela cidade.

Entretanto, o Bike Buddy da MUBi associou-se ao seu congénere brasileiro Bike Anjo que investiu numa plataforma digital onde se agrega os pedidos de pessoas que desejam começar a pedalar na cidade ou que precisam de aconselhamento de rotas. Esta plataforma põe em contacto os que precisam de ajuda e aqueles que estão disponíveis para ajudar (Bike Buddies), consoante as zonas onde pedalam ou querem começar a pedalar. Este cruzamento facilita muito a gestão de todos os pedidos. Se precisas de ajuda para te iniciares a pedalar, só tens de efectuar o registo na plataforma Bike Anjo e solicitar um pedido de ajuda. Caso haja um Bike Buddy disponível na tua zona, o contacto será feito automaticamente e poderemos iniciar o processo.

Se estás no Porto e precisas de ajuda, poderás solicitar o apoio de um Bike Buddy preenchendo este formulário. Serás contactado logo que haja disponibilidade para satisfazer o teu pedido.




[Publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)