2021/10/18

Brave com protecção contra tracking via redireccionamento de links

O Brave está a preparar um novo sistema contra o tracking via DNS que é capaz de escapar aos sistemas de bloqueio de cookies e scripts.

À medida que os browsers vão bloqueando cada vez mais formas de tracking - como os cookies de terceiros - as empresas de tracking vão criando novas formas de continuarem a fazer o seu trabalho. Uma dessas formas passa pelo redireccionamento de sites, criando links alternativos que direccionam para um site de tracking antes de redireccionarem o visitante para o site final. Um sistema que o Brave promete invalidar em breve com o sistema anti bounce tracking.
Este sistema consiste em criar um link / site alternativo que, quando um utilizador clica, o faz passar por um site de tracking, registando a actividade, antes de o transferir para o site final pretendido. Tudo isto acontece em fracções de segundo sem que o utilizador se aperceba, mas o efeito prático é o que continuar a ser feito o tracking, independentemente das opções anti-tracking que o utilizador tiver activadas. Mas, com o anti-bounce tracking, o Brave será capaz de reconhecer estes sites, substituindo-os directamente pelos sites finais, fazendo com que os utilizadores cheguem ao destino sem terem passado pelo site de tracking.

Um dos potenciais efeitos adversos é que este tipo de técnica é utilizado frequentemente por sites de afiliados, como forma de fazer o tracking dos sites que recebem comissões pelas vendas. Se esses links forem "ultrapassados" pelo Brave, esses sites deixarão de receber as suas comissões - mas, é para isso que existem as listas de excepções, para não aplicar os ad-blockers / anti-tracking nos sites que considerarem que merecem. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)