2021/10/01

Bug no Compound enviou $90M para utilizadores por engano

O protocolo Compound de "finanças descentralizadas" (DeFi) fez um pequeno erro na sua última actualização, enviando 90 milhões de dólares por engano para alguns utilizadores - e agora ameaça / pede que os devolvam.

Na maior parte dos casos, os bugs são algo que podem fazer crashar uma aplicação, ou impedir que alguma coisa funcione da forma correcta. Mas no mundo das criptomoedas, até a simples troca de uma letra ou número pode ter consequências monetárias bem mais sérias, como fica demonstrado mais uma vez. Com um bug na sua última actualização o protocolo DeFi Compound enviou inadvertidamente cerca de 90 milhões de dólares para alguns utilizadores.

Agora, as mesmas medidas que garantem a segurança das transferências legítimas, também garantem que o dinheiro enviado permaneça do lado de quem o recebeu - dando origem a um mini ataque de pânico por parte do fundador, que começou por fazer pedidos de devolução apimentados com uma ameaça. Primeiro começou por apelar à boa vontade dos utilizadores, dizendo que poderiam ficar com uma comissão de 10% do valor recebido como recompensa, devolvendo apenas o restante; mas essa oferta perdeu todo o encanto ao ser acompanhado da ameaça de que estes utilizadores seriam reportados às finanças dizendo que tinham recebido milhões, para serem investigados e taxados. Uma ameaça que prontamente retirou, quando compreendeu a total quebra de confiança que isso representaria para todos os demais utilizadores - e que na prática de pouco resulta: os utilizadores pagariam o imposto devido, e ainda assim ficariam com bastantes milhões.

Resta agora aguardar para ver quantos dos 90 milhões serão devolvidos, o que também irá pôr à prova o poder de decisão destes utilizadores: ficar com alguns milhões caídos do céu, ou darem-se por contentes por ficarem com 10% de comissão de recompensa? O que fariam vocês?

1 comentário:

  1. Foram 90 milhões a dividir por vários utilizadores ou 90 milhões para cada um dos "premiados"? é que 10% de 90 milhões são 9 milhões... se assim for são mesmo "premiados" :D

    ResponderEliminar