2021/10/01

Notícias do dia

Bug no Compound enviou $90M para utilizadores por engano; USB com novos logos para clarificar capacidade de carga dos cabos; Pixel phones podem gravar e partilhar vídeo em caso de emergência; nas promoções temos o monitor Xiaomi curvo 34" 144Hz a €358; a Nreal apresentou os óculos Nreal Air mais baratos e leves; e o FB Messenger com mensagens em grupo para o Instagram - relembrando o quanto se retrocedeu no campo dos serviços de mensagens na última década.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh. Sendo final do mês é também o momento ideal para aderires ao Clube AadM+ com vantagens e passatempos exclusivos todos os meses.

Intel revela chip neuromórfico Lohi 2

A Intel revelou o seu chip neuromórfico de 2ª geração, o Loihi 2, a par de uma framework open-source Lava para desenvolvimento de aplicações que tiram partido desta morfologia.

Os chips neuromórficos tentam replicar a estrutura neuronal biológica em vez de seguirem os blocos lógicos tradicionais, procurando acelerar o processamento de sistemas "inteligência artificial". Com esta nova geração a Intel promete uma melhoria no desempenho de cerca de 60 vezes face ao chip anterior, que por sua vez já prometia desempenho muito superior aos sistemas de machine learning a correr em CPUs tradicionais.

A Intel vai disponibilizar acesso via cloud a dois sistemas com Loihi 2 a investigadores, para poderem desenvolver novas aplicações. Interrogo-me se, daqui por mais uns anos, em vez de um programador, iremos precisar de psiquiatras para resolver os bugs nestes chips.


Google Maps com layer dedicada a incêndios

Como infeliz sinal dos tempos, o Google Maps vai passar a disponibilizar uma layer informativa adicional dedicada aos incêndios.

Não será de esperar que a curto ou médio prazo o Google Maps venha a disponibilizar informação tão detalhada quanto o Fogos.pt, mas é indicador do quanto o problema dos incêndios, e outros fenómenos devastadores (furacões, cheias, secas, deslizamento de terras, etc.) directamente relacionados com as alterações climáticas, se têm agravado nas últimas décadas.


Slack inacessível devido a DNS

Muitos utilizadores ficaram sem acesso ao Slack durante horas, devido a uma alteração de DNS, e que agora fica dependente dos operadores de internet fazerem a devida actualização.

Quem já estiver a usar servidores de DNS alternativos, como os da Google, Cloudflare, ou outros, provavelmente nem terá sentido qualquer falha.


Ex-funcionários do OnlyFans com acesso a dados de clientes

Relembrando um problema que vai sendo comum a muitas empresas nesta era digital, descobriu-se que muitos ex-funcionários do OnlyFans mantiveram acesso privilegiados a dados privados dos clientes, incluindo coisas como informação bancária, nomes reais e moradas, e selfies de identificação, meses depois de já terem deixado a empresa.

O caso não é inédito, e vem relembrar que o processo de ser despedido ou sair de uma empresa já não se pode limitar a "pegar nas suas coisas e sair". Há também que lidar com toda a vertente digital, de coisas como: contas de email, documentos (partilhados ou não), passwords, formas de acesso remoto, etc. e que não deverão ficar esquecidas - precisamente para evitar situações como estas. E isto para não falar dos sistemas de monitorização de acessos, que também deveriam alertar para estas situações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro sintentizador de sons electrónico foi criado nos laboratórios da RCA nos EUA nos anos 50. Mas só na década seguinte, com a chegada do Moog (e mais tarde o Minimoog) é que os sintetizadores se começariam a tornar populares na música.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)