A Canon acaba de apresentar a mais estranha objectiva da sua colecção EOS R, com lentes duplas para captar conteúdos estereoscópicos para vídeos "VR".
A Oculus Quest 2 permite transformar qualquer câmara com sistema EOS R numa máquina de captura de conteúdos estereoscópicos 3D, com duas objectivas grande angulares 5.2mm f/2.8 distanciadas 60 mm, ideal para captar conteúdos que depois sejam reproduzidos em óculos VR. A Canon diz que é a primeira objectiva intermutável do mundo que permite gravar vídeo "VR" a 180º numa câmara convencional.
Por outro lado a definição de "câmara convencional" por agora parece ser bastante limitada, pois por agora a compatibilidade desta objectiva limita-se à Canon EOS R5, que tem direito a uma actualização de firmware para suportar esta objectiva, assim como um software de conversão EOS VR e um plugin para o Premiere Pro que, como manda a moda, será disponibilizado via subscrição.
Tendo em conta que estamos a falar de uma objectiva que custa 2 mil dólares, para funcionar com uma câmara de quase 4 mil dólares, acho que pelo menos teria sido simpático oferecerem o software, ou disponibilizá-lo para compra de uma só vez. Mas pode ser que mudem de ideias até Dezembro, data em que esta objectiva VR será lançada.
2021/10/06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)