2021/10/06

Notícias do dia

O Facebook, WhatsApp, Instagram e outros desapareceram da internet durante várias horas; os CTT têm 500 mil encomendas em atraso nos armazéns; o Windows 11 já está disponível (mas cuidado com a app Autenticação.Gov que faz crashar a actualização); Seinfeld em 16:9 na Netflix irrita os fãs; Tesla bate recorde trimestral com 241 mil automóveis vendidos; Luminopia usa óculos VR para tratar "olho preguiçoso" nas crianças; e Clearview AI tem 10 mil milhões de rostos e promete identificar rostos com máscaras.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um muito prático cubo de tomadas múltiplas com USB.

Restrições do NFC nos iPhones vai dar processo da UE

A Apple vai poder juntar mais um processo da UE à sua longa lista de processos, desta vez referente ao NFC nos iPhones.

Ao contrário do que acontece nos smartphones Android, onde a utilização do NFC fica inteiramente à disposição de qualquer app, nos iPhones e iOS o uso do NFC é bastante restrito, sendo principalmente utilizado pela Apple para o seu sistema de pagamentos ou de bilhetes electrónicos, e pouco mais. A UE vai exigir que a Apple disponibilize acesso idêntico a serviços concorrentes de pagamentos, para que possam ter acesso às mesmas funcionalidades que o Apple Pay oferece a nível de facilitar a sua utilização.


Postes eléctricos com carregador EV instalados na Irlanda

A Ubitricity (que é uma empresa da Shell dedicada às novas energias), anunciou a instalação dos primeiros postos de carregamento integrados em postes de iluminação, em Dublin.

Embora este tipo de carregadores não substitua os postos de carregamento tradicionais, que permitem maior densidade de carros a carregar, é uma forma relativamente simples e eficaz de facilitar o carregamento de veículos eléctricos, relembrando que a electricidade é muito mais conveniente e "fácil de encontrar" do que os combustíveis tradicionais. Será também uma forma simples de instalar postos de carregamento em zonas históricas, ou outras onde não fosse possível ou desejável ter postos normais de carregamento EV.


Alexa para iOS e Android mais acessível para quem tem problemas de dicção

Consideramos que os comandos de voz são uma coisa acessível, mas nem sempre nos lembramos que há pessoas para quem os comandos de voz podem ser problemáticos. Algo que a Alexa da Amazon passa a ter em consideração nos iPhones e Androids, com uma nova opção que permite escutar durante mais tempo para acomodar pessoas com problemas de dicção ou gaguez, que poderia ver os seus comandos interrompidos a meio.

Outros assistentes, como a Siri da Apple, já permitem que o reconhecimento seja mantido enquanto se pressionar o botão de power; ou, desde o iOS 11, que se façam os pedidos à Siri via comandos escritos em vez de serem falados.


Gigantes tecnológicos perdem confiança dos consumidores - mas Google resiste

Numa era pós-pandemia, a grande maioria das empresas tecnológicas saiu abalada negativamente, com a Google a ser um das poucas excepções. Apple, Facebook, Amazon, e Microsoft todas caíram na opinião dos consumidores, com o Facebook a descer para níveis mínimos de opiniões favoráveis (de 71% para 66%) - enquanto a Google pode dar-se por feliz por ter sido a única a conseguir manter intacto a sua posição nos 90%.
Quanto ao impacto positivo / negativo que têm na sociedade, o destaque (pela negativa) foi para o Twitter, Facebook, Instagram e também o TikTok - mas neste último caso suspeito que possa ser um resultado derivado da polémica que o TikTok enfrentou nos EUA, em que esteve em vias de ser "nacionalizado" sob a admnistração Trump.


Curtas do dia


Resumo da madrugada








Curiosidade do dia: O Facebook ficou online a 4 de Fevereiro de 2004, na altura ainda como "The Facebook".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)