2021/10/06

iPhone 13 Pro custa $570 à Apple

Uma estimativa do custo de produção do novo iPhone 13 Pro, revela um aumento face aos iPhone 12 Pro, subindo para os 570 dólares.

Embora se saiba que o preço final de venda de um produto tão complexo quanto um smartphone não possa ter apenas em conta o custo dos componentes e montagem - havendo todos os demais aspectos a nível de investigação, logística, marketing, etc. - esta estimativa do custo de produção coloca o iPhone 13 Pro de 256 GB no patamar dos 570 dólares. Um valor que representa um aumento de 4% face ao iPhone 12 Pro do ano passado, que custava 548 dólares.
Este é um valor que também faz com que tenha um custo bastante mais elevado que modelos concorrentes como o Galaxy S21+ da Samsung; e por um lado demonstra a complexidade acrescida que estes equipamentos vão tendo, e por outro lado também podendo revelar um pouco do impacto do cenário que se vive da escassez de chips, que poderá ter inflacionado o preço de alguns componente - mesmo sendo a Apple uma cliente prioritária para os fornecedores.

Tal como é habitual, os componentes mais dispendiosos continuam a ser os habituais: o SoC A15 Bionic, a memória flash, e o ecrã. E depois de tudo incluído, este iPhone 13 Pro de 256 GB que custa 570 dólares (492 euros) a produzir, é posto à venda nos EUA por 1099 dólares, e por cá a 1179 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)