2021/10/03

Projecto BeethovenX tenta reciar simfonia incompleta usando Inteligência Artificial

Dois séculos após ter sido encomendada, um projecto de inteligência artificial mostra-nos como poderia ter sido a 10ª Sinfonia de Beethoven.

Investigadores, historiadores e músicos, juntaram-se para tentarem recriar a sinfonia inacabada de Beethoven, que será apresentada na íntegra a 9 de Outubro, mas da qual já é possível ouvir alguns excertos. Em 1817, a Royal Philharmonic Society de Londres encomendou dois trabalhos a Beethoven, que se viriam a tornar nas suas 9ª e a 10ª Sinfonias. No entanto, enquanto a sua icónica 9º Sinfonia foi concluída, a 10ª nunca chegou a ser terminada, existindo apenas alguns reduzidos rascunhos sobre aquilo que Beethoven estaria a planear - mas cuja surdez e saúde debilitada não vieram a permitir que concluísse.

Agora, passados 250 anos do seu nascimento, recorremos a uma AI que foi alimentada com todas as suas composições e estilos, para que tentasse completar o trabalho com base nos rascunhos e anotações existentes. Nunca saberemos se esta composição de um cérebro digital estará aproximada daquilo que Beethoven imaginaria; mas pelo menos contribuirá para que mais pessoas possam sentir curiosidade em explorar as suas obras.



1 comentário: