São muitos os relatos de problemas ao aceder aos serviços do Facebook, incluindo WhatsApp, Instagram, Messenger e outros. Mas um salto ao DownDetector (o Is It Down Right Now? está, ele próprio inacessível) indica que parecem haver falhar generalizadas em muitos outros serviços, incluindo os operadores nacionais (Vodafone, MEO, NOS), YouTube, Twitter, Gmail, Telegram, etc.
Para ser um problema tão abrangente tudo faz suspeitar que tenha sido um qualquer problema relacionado com DNS ou o BGP (o desenrasque com várias décadas), esperando-se que sejam disponibilizadas novas informações.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 4, 2021
About five minutes before Facebook's DNS stopped working we saw a large number of BGP changes (mostly route withdrawals) for Facebook's ASN. pic.twitter.com/dMTevg6hqj
— John Graham-Cumming (@jgrahamc) October 4, 2021
Até lá, se notarem problemas na internet, não vale a pena andarem a desesperar a alterarem configurações ou fazerem reboots ao router e computador. Desta vez o problema é mesmo do lado da internet e não do nosso lado.
Actualização: o Facebook já explicou o que se passou.
Suddenly traffic of pornhub increased 🤣 pornhub headquarters ✌️ 🙏 stocks ⬆️
ResponderEliminarDesde pelo menos as 16h15 sem acesso possível.
ResponderEliminarO foco do problema parece encontrar-se no lado do Facebook, já que o número relatórios de falhas no Downdetector é da ordem dos 100000, enquanto que no google e outros serviços tratam-se de apenas algumas centenas. No momento deste comentário as consultas para o DNS facebook.com já resulta em respostas positivas, mas os serviços continuam inativos, estando todos estes a retornar o código HTTP 503 (serviço indisponível).
ResponderEliminarA Cloudflare escreveu um artigo interessante sobre o tema. https://blog.cloudflare.com/october-2021-facebook-outage/
ResponderEliminar"Facebook, WhatsApp, Instagram e outros desaparecem da internet", pena não ter sido para sempre...
ResponderEliminar