2021/10/04

Facebook, WhatsApp, Instagram e outros desaparecem da internet

Se estão com problemas a aceder ao Facebook, não são os únicos, suspeitando-se de que um bug, ou ataque, aos DNS tenha tornado o Facebook e muitos outros serviços inacessíveis.

São muitos os relatos de problemas ao aceder aos serviços do Facebook, incluindo WhatsApp, Instagram, Messenger e outros. Mas um salto ao DownDetector (o Is It Down Right Now? está, ele próprio inacessível) indica que parecem haver falhar generalizadas em muitos outros serviços, incluindo os operadores nacionais (Vodafone, MEO, NOS), YouTube, Twitter, Gmail, Telegram, etc.

Para ser um problema tão abrangente tudo faz suspeitar que tenha sido um qualquer problema relacionado com DNS ou o BGP (o desenrasque com várias décadas), esperando-se que sejam disponibilizadas novas informações.



Até lá, se notarem problemas na internet, não vale a pena andarem a desesperar a alterarem configurações ou fazerem reboots ao router e computador. Desta vez o problema é mesmo do lado da internet e não do nosso lado.


Actualização: o Facebook já explicou o que se passou.

5 comentários:

  1. Suddenly traffic of pornhub increased 🤣 pornhub headquarters ✌️ 🙏 stocks ⬆️

    ResponderEliminar
  2. Desde pelo menos as 16h15 sem acesso possível.

    ResponderEliminar
  3. O foco do problema parece encontrar-se no lado do Facebook, já que o número relatórios de falhas no Downdetector é da ordem dos 100000, enquanto que no google e outros serviços tratam-se de apenas algumas centenas. No momento deste comentário as consultas para o DNS facebook.com já resulta em respostas positivas, mas os serviços continuam inativos, estando todos estes a retornar o código HTTP 503 (serviço indisponível).

    ResponderEliminar
  4. A Cloudflare escreveu um artigo interessante sobre o tema. https://blog.cloudflare.com/october-2021-facebook-outage/

    ResponderEliminar
  5. "Facebook, WhatsApp, Instagram e outros desaparecem da internet", pena não ter sido para sempre...

    ResponderEliminar