2021/10/05

Noruega supera 91% de eléctricos entre os consumidores

Confirmando a rápida transição para os eléctricos na Noruega, mais de 91% dos consumidores optaram por carros eléctricos em Setembro.

Recentemente falamos de como a Noruega poderia concretizar a transição para os carros eléctricos já em 2022, antecipando-se à proibição de venda dos carros a combustão em 2025. E as vendas de automóveis neste passado mês de Setembro demonstram que isso está no bom caminho.

A chegada do Tesla Model Y está a fazer sucesso no país, tendo sido o carro mais vendido com 3564 unidades, seguido do Model 3 com 2218 unidades.
Os resultados globais só não foram melhores (77.5% de eléctricos) devido à compra de carros a combustão por empresas (se se incluírem os híbridos plug-in o valor sobe para os 91.5%); pois se apenas se olhar para as compras de automóveis pelos consumidores, a opção pelos eléctricos sobe para os 91.3%. Ou seja, em cada 10 pessoas que compraram um carro em Setembro na Noruega, apenas uma optou por um carro com motor a combustão.

Infelizmente, suspeito que ainda irá demorar algum tempo até que por cá se possa assistir a percentagens idênticas.

4 comentários:

  1. Ira demorar muito fruto do menor poder de compra e da rede de abastecimento a milhas de distância da Noruega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o poder de compra é menor, por cá. Mas não faltam exemplos de pessoal com poder de compra, que opta por SUVs a combustão, e até outros géneros como familiares, da Mercedes, BMW, VW, Jaguar, etc., em vez de optar por elétricos. Porque por cá, a imagem que se quer passar, o "status", é mais importante que a componente prática e ambiental. A falta de informação, e a falta de vontade de a ter, também é muita...
      Já a rede de postos de carregamento, nestes últimos dois anos, principalmente no último, tem crescido a olhos vistos. Até já carregadores ultra-rápidos estão a ser instalados nas autoestradas e não só. Cada vez mais se encontram carregadores rápidos ou semirápidos em hipermercados e outras grandes superfícies. E até já se fala que a excelente rede da Tesla vai abrir às outras marcas brevemente. Seja como for, o crescimento tem-se notado e bem, felizmente.

      Eliminar
  2. Por muito bom que possam ser os carros electricos existem ainda constrangimentos que impede a sua utilizacao. Seja infraestrutura, possibilidade de em casa carregar, proprias viagens diarias ate 'as entregas de carros.

    O meu exemplo, tenho pelo menos 2 vezes por semana viagens que totalizam os 500km(250+250). Apenas tenho a rede do pais onde encontro-me que nao e' boa, apenas as estacoes novas tem carregador ditos rapidos(maior parte sao de 50Kw sao raras as que tem 100Kw) o que existe e' de 7kw (igual ao que tenho em casa).
    Contudo o maior problema esta' nas entregas. Fui pedir uma cotacao para o Ioniq 5 e se a encomenda fosse feita(ontem) teria na melhor das hiposes o carro no inicio de Abril do proximo ano.

    ResponderEliminar

[pub]