2021/10/05

Windows 11 fica hoje disponível

A Microsoft anuncia a entrada na nova era do Windows 11, um windows mais moderno mas que não consegue escapar ao peso do passado.

A MS escolheu o dia 5 de Outubro para lançar o novo Windows 11, uma data especial para os portugueses. O Windows 11 vem com um interface renovado, cuja principal alteração visual será a barra de tarefas com conteúdos centrados - uma medida pouco consensual, mas que pode ser configurada para se manter alinhada à esquerda. No entanto, desaparece a capacidade de se poder arrastar a barra para o topo ou lados do ecrã. Uma ausência que, a par de outras (como falta do prometido suporte para apps Android) faz com que este lançamento pareça ter sido feito à pressa e nos traga um Windows ainda inacabado.
Outra das alterações, esta bem vinda, é o modo snap que facilita o posicionamento das janelas no ecrã, com o botão de maximizar a dar acesso a outras opções que facilitam a organização de múltiplas janelas lado a lado, replicando ferramentas que anteriormente teriam que ser instaladas à parte.

Mas, pelo lado negativo, são também muitos os detalhes que relembram continuamente o aspecto "inacabado" do Windows 11. Por exemplo, activando-se o Dark Mode saltam à vista inúmeros locais onde continuamos a lidar com janelas e partes do sistema que continuam a manter o tema branco.

O Windows 11 será disponibilizado automaticamente ao longo das próximas semanas como actualização para quem tiver o Windows 10 e um computador com hardware adequado, mas tenham o cuidado de não ter a app Autenticação.Gov instalada (sendo provável que também possam haver outras apps que causem crashes idênticos, se usarem letras acentuadas no registo do sistema). Há também a possibilidade não-oficial de desactivarem a verificação do TPM para o poderem instalar manualmente em computadores mais antigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)