2021/10/02

Como desactivar verificação de TPM no Windows 11

Instalar o Windows 11 está sujeito a uma série de requisitos, mas se o problema for o TPM é possível desactivar a sua verificação.

O Windows 11 é um dos Windows mais "esquisitos" de sempre em termos de exigências de hardware (sem contar com o bug do Autenticação.Gov), sendo que entre elas está a exigência de um módulo TPM de segurança, sem o qual nem sequer permite fazer a sua instalação. Felizmente, há quem já tenha dado a volta ao assunto, com um script que permite desactivar essa verificação, permitindo instalar o Windows 11 em computadores sem TPM.

O processo de desactivar a validação do TPM é relativamente fácil no caso de se tratar de uma actualização do Windows 10 para o Windows 11. Nesse caso apenas é preciso copiar o script de desactivação dessa verificação, que pode ser reactivado correndo-se o script novamente.

No caso de quererem instalar um Windows 11 de raiz, num computador sem sistema, aí será necessário criar um DVD ou pen USB de arranque, que aplique automaticamente o script de desactivação do TPM - algo que também é feito de forma automática pela ferramenta de onde podemos tirar o script referido acima.

Ter em conta que isto apenas remove a verificação do TPM para permitir o processo de instalação do Windows 11, mas não garante que tudo funcione como deve no caso de haver algo que exija a presença do TPM e não funcione devidamente se não estiver nenhum disponível. Muitas vezes até pode ser algo que pode ser activado na BIOS / UEFI do computador, e nesse caso será melhor optar por essa solução e fazer a instalação do Windows 11 sem qualquer modificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)