2021/10/02

Como fazer um painel com informação do computador via Bluetooth

Hoje temos um excelente projecto com um ESP32 que permite criar um painel dashboard via Bluetooth para mostrar informação sobre um computador.

Saber o estado do computador, com coisas como memória ocupada, carga de CPU, temperatura, espaço livre do SSD, velocidade da ventoinha, e outras, é algo que muitos utilizadores não dispensam, e não faltam opções para apresentar essa informação no ecrã do próprio computador. Mas, é também relativamente simples criar um módulo com um ecrã secundário que apresente essa informação, e que nem sequer precisa estar ligado fisicamente ao computador, cortesia de uma ligação Bluetooth e um ESP32.

Este Bluetooth System Monitor é um excelente projecto que permite ficar a conhecer as capacidades de utilização de um ESP32 ligado a um pequeno ecrã LCD, e usando o Bluetooth como forma de ligação a um PC (ou Mac).

Claro que nada nos impede de expandir o projecto e aplicá-lo a outras coisas. Em vez de apresentar informação do sistema, poderíamos apresentar qualquer outro tipo de informação que se deseje manter sempre visível, sem ocupar espaço no ecrã principal do computador.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)