2021/10/04

App Store volta a ter botão para reportar apps fraudulentas

A Apple reconheceu o problema das apps fraudulentas na App Store, fazendo regressar o botão que facilita reportar essas apps.

Nos últimos anos têm proliferado apps fraudulentas na App Store, que por vezes até são promovidas e destacadas pela própria Apple. E como se isso não fosse suficientemente grave, o processo que a Apple disponibilizava para reportar estas apps era verdadeiramente surreal, sendo necessário: fazer scroll até ao fundo da página de apps na App Store, saltar para um site externo onde era preciso voltar a fazer login com a conta Apple, e finalmente poder reportar "actividade suspeita", "pedir um reembolso" ou "reportar problema de qualidade" - sendo que este último só ficava disponível se já tivessem pago dinheiro pela app.

Era um processo demasiado rebuscado, ainda mais tendo em conta que no passado a Apple já tinha disponibilizado uma forma fácil de reportar apps fraudulentas, que agora regressa no iOS 15.


A partir de agora o iOS 15 disponibiliza uma opção mais visível para reportar problemas com apps, incluindo a opção de dizer que se tratar de uma app fraudulenta, que apesar de continuar a atirar os utilizadores para um site externo, sempre elimina muita da complexidade que existia anteriormente, e que na prática fazia com que muitos utilizadores nem sequer descobrissem a forma como poderiam apresentar queixa das apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)