2021/10/18

Canon processada por desactivar scanner em impressoras sem tinta

A Canon está a ser processada nos EUA por desactivar o scanner em impressoras multi-funções quando ficam sem tinta nos tinteiros.

Nos EUA um consumidor chegou ao limite da sua paciência quando viu a sua suposta impressora multi-funções perder todas as funções assim que ficou sem tinta num dos tinteiros. Segundo ele, a Canon anuncia a impressora como sendo capaz de fazer digitalizações, enviar faxes, e imprimir - mas não referem em lado nenhum que, quando se fica sem tinta, se perde o acesso a todas as funcionalidades, mesmo aquelas que não dependem da tinta para nada, como utilizar o scanner ou enviar um fax.
Infelizmente, o sector das impressoras tem sido uma das áreas em que muitos fabricantes têm exibido comportamentos verdadeiramente abusivos, tanto a este nível de bloquearem funcionalidades quando falta um tinteiro, mesmo quando não são funções relacionadas, como também ao nível da detecção de tinteiros não originais ou reciclados. Não deixa de ser assustador que até pareça que dedicam mais tecnologia e atenção à tecnologia "anti-concorrência" nos tinteiros, do que a tudo o resto na impressora.

Depois que não se queixem que, ao comprar uma nova impressora, o primeiro e mais importante critério que os consumidores pesquisam, é saber se determinado modelo aceita tinteiros da concorrência sem problemas.

4 comentários:

  1. Com a EPSON acontece o mesmo. O abuso é transversal e as autoridades ignoram.

    ResponderEliminar
  2. No modelo de negócio das impressoras o produto é o tinteiro e a impressora é o periférico, por muito contra-intuitivo que possa parecer. O preço das impressoras é altamente subsidiado pelos fabricantes porque a impressora é o canal de vendas dos tinteiros, que é onde eles ganham dinheiro a sério. O mercado está organizado assim. Se as autoridades impuserem normas rígidas, o mercado reorganiza-se mas em média vai ser a mesma coisa. A única diferença é que uma eventual redução "forçada" do preço dos tinteiros vai ser acompanhada por um aumento do preço das impressoras.

    ResponderEliminar
  3. boicotei todos os produtos da HP por causa desses abusos.

    acabei por perder a paciência e atirei o raio da impressora pela janela, literalmente, e ainda vim acabar de a desfazer à paulada. Deve ter sido bonito de assistir. (aquele momento em que precisamos urgentemente duma impressão e ela não sai)

    comprei uma canon que não me chateia muito e a diferença entre tinteiros originais e reciclados é pouca.

    Ironia: acabei de instalar em casa uma HP Smart Tank 555 Plus oferecida e o software já estava a irritar também com o router diferente

    ResponderEliminar