2021/10/01

CTT com 500 mil encomendas em atraso

Se têm encomendas em atraso, não são os únicos. As últimas notícias indicam que os CTT têm sido incapazes de lidar com o volume de encomendas que recebem, acumulando nos seus armazéns mais de meio milhão de encomendas em atraso.

Surpresa das surpresas, os CTT culpam as novas regras de cobrança do IVA, que passaram a incidir sobre todas as encomendas sem excepção para os produtos de valor reduzido - algo que tínhamos referido desde logo e que era perfeitamente previsível de que viesse a acontecer.

Se já anteriormente os serviços estavam quase em ponto de ruptura sem terem que se preocupar com as muitas encomendas de baixo valor, facilmente seria de imaginar que seria incomportável terem que lidar com todas essas encomendas adicionais, como agora se vem a comprovar. Entre Julho e Setembro os CTT conseguiram processar apenas 450 mil encomendas vindas de fora da UE, menos que as mais de 500 mil que se acumulam nos seus armazéns.

A questão é que, não são os consumidores que se deveriam preocupar com isso, já que pagam por um serviço e esperam que o mesmo funcione dentro dos parâmetros prometidos.

13 comentários:

  1. ...A foto é qualquer coisa! Tão bem que representa a qualidade do serviço.

    ResponderEliminar
  2. Paguei a alfandega na primeira semana de Agosto, daí até à segunda semana de Setembro dizia "em transito" "deixou as instalações de Lisboa", na terceira semana dizia "devolvido ao destino" e a razão foi "morada inválida"...como é possível se até teve as taxas alfandegárias pagas? Se essa compra foi feita em conjunto com outras à mesma empresa mas teve de vir de um armazém diferente? Fui obrigado a criar uma conta para pagar as taxas mas essa conta de utilizador não serviu para informarem de problemas nem nada do género. Agora nem dinheiro de taxas nem da encomenda...

    ResponderEliminar
  3. Desde de julho que a encomenda está em Portugal, desalfandegada no início de agosto, dezenas de chamadas, mails, e inclusive reclamação no livro de reclamações, que ainda estou a aguardar resposta, e até agora nada deixa ver se a recebo ainda em 2021!!!

    ResponderEliminar
  4. Há um movimento de revolta num grupo de uma rede social que promove as encomendas de artigos de alguns cêntimos. Num post, alguém encomendou 100 artigos de alguns cêntimos por 4 euros. Eu não sei de nada, contaram-me. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gajos da alfandega já nem dormem. Por eles qt mais melhor, mais confusão e mais o pessoal desespera e desiste de comprar fora da UE. Se esse movimente é de revolta mais parece de apoio...

      Eliminar
  5. Parece que o problema dos atrasos, também ocorrem com encomendas dentro da EU.
    Estou desde de uma encomenda da AMAZON Espanha desde de dia 21 de Setembro.
    Enfim. CTT no seu melhor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito estranho isso... nunca tive atraso em encomendas da AMAZON, peincipalmente vindas de Espanha. Ainda ontem à noite (6ª) fiz uma encomenda e tenho informação de que vai ser entregue na 2ª feira (depois de amanhã)... depois dou feedback de se houve atraso ou não.

      Eliminar
    2. Mas nesse caso nada tem a ver com a alfândega.

      Eliminar
  6. Eu ainda não entendo, com toda esta confusão ainda há quem insista nas encomendas extra comunitárias, sabendo o tempo que demora e o risco de não as receber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual tempo que demora? Se pagares o IVA no acto da compra, vem directo pra tua casa e é entregue em 2 semanas. (Já testei)
      Se não pagares o IVA, recebes um SMS ou carta pra tratares tudo pela net, é rápido e aprovado num dia, passado cerca de 1 semana está em casa. (Também já testei)

      Eliminar
    2. Desalfandeguei Paguei IVA taxas alfandegárias dia 26 de Agosto só recebi a encomenda dia 28 de Setembro e tive de fazer várias reclamações no portal da queixa e no site dos ctt, e tenho lá outra encomenda com IVA pago no acto da compra agora pedem para desalfandegar e pagar IVA novamente, ridículo

      Eliminar
  7. É aqui a fila para dizer mal da alfândega? Eis-me então, a alfândega portuguesa pode se !"$#$ e %%#$!$ como sempre. Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. EU ACREDITO, QUE ENTRE ALFANDEGA,E CTT AS ENCOMENDAS DE MAIOR VALOR SÃO ROUBADAS,ELES SABEM QUAL AS MAIS VALIOSAS ,PELO VALOR DAS TAXAS DE DESALFANDEGAMENTO QUE SÃO PAGAS POR CADA ENCOMENDA,ESO ENSACAR E LEVAR PARA CASA.

    ResponderEliminar