2021/10/30

Erupção solar atinge a Terra este fim-de-semana

O nosso Sol quis contribuir para as festividades de Halloween, com uma erupção solar que deverá resultar em auroras boreais mais intensas durante este fim-de-semana.

No dia 28 de Outubro foi detectada uma erupção solar de classe X1, que deverá atingir a Terra este fim-de-semana. Embora seja uma erupção solar "significativa", podemos permanecer perfeitamente descansados, protegidos pelo campo magnético da Terra. No entanto, a actividade solar pode interferir com os satélites em órbitas mais elevadas, como os que são usados para o sistema GPS.


Também a comprovar que não há qualquer motivo para alarmismos, está o facto da NASA dizer que não há motivos para adiar o lançamento da SpaceX Crew-3, que levará mais uma dose de astronautas para a ISS. Sendo que se tal adiamento se verificar, será por causa das condições atmosféricas e não por causa da erupção solar.

2 comentários:

  1. Tendo em conta que a nossa estrela tem um funcionamento completamente independente do que possamos ou queiramos fazer, este tipo de notícias só mete medo à "snowflake generation" dos smartphonezinhos...

    Sim, um dia poderão vir a ficar com eles todos queimadinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sim, quem disse que a terra era um bom local para viver...enganou-se

    ResponderEliminar