O Hubble, lançado a 24 de Abril de 1990, permitiu-nos ver o Universo com mais detalhe que nunca, e ainda agora, mais de 30 anos mais tarde, continua a ser um dos mais importantes instrumentos de observação astronómica. Infelizmente, todo este tempo no espaço - mesmo as as missões de manutenção de que foi alvo - vai tendo consequências, sendo cada vez mais frequentes os problemas que vão surgindo. Há poucos meses foi necessário transferir as operações para o computador secundário de backup, ficando fora de operação durante mais de um mês.
Desta vez o problema parece não ser tão grave e deverá ser recuperável, mas a cada novo problema que surge aumentam as probabilidades de poder ser "o problema" que marque o fim das operações do Hubble.Hubble’s science instruments went into safe mode on Monday after experiencing synchronization issues with internal spacecraft communications. Science observations have been temporarily suspended while the team investigates the issue. The instruments remain in good health.
— Hubble (@NASAHubble) October 25, 2021
Esperemos que tudo corra bem daqui por algumas semanas, com o lançamento do James Webb agendado para Dezembro, e que assumirá a posição do mais poderoso telescópio em funcionamento no espaço - permitindo-nos ver o Universo com maior detalhe do que nunca.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)