2021/08/07

Telescópio espacial James Webb vai passar por "3 semanas de terror"

O mundo aguarda ansiosamente pelo lançamento do telescópio espacial James Webb, mas a NASA alerta que iremos passar algumas semanas em alta ansiedade.

Depois de muitos anos de atraso, o telescópio espacial James Webb está finalmente prestes a ser lançado, tornando-se no maior telescópio a sair do planeta e fazendo com que o Hubble pareça um telescópio de brincar. Só que as dificuldades, que até incluíam preocupações com piratas(!) não terminam com um lançamento bem sucedido... pelo contrário, o pior será o que vem depois.

É certo que o lançamento é um dos pontos mais críticos de qualquer missão espacial, mas felizmente estamos num ponto em que os lançamentos falhados têm sido extremamente raros. Só que, no caso do James Webb, o lançamento será apenas o início de uma fase de ansiedade que irá manter os responsáveis da missão em sentido durante várias semanas. Em contraste com missões como as dos rovers marcianos, onde o período de nervos se resume aos 7 minutos da reentrada e pouso na superfície, no caso do James Webb há uma sequência de 50 manobras que terão que ser realizadas ao longo de três semanas para abrir o telescópio quando chegar ao seu destino a 1.5 milhões de km da Terra, e que contam com 344 passos que terão que ocorrer na perfeição - qualquer falha significará um resultado falhado numa missão que demorou décadas a ser preparada!

O James Webb será lançado ainda este ano, e resta-nos esperar que tudo corra bem podermos espreitar para os confins do universo com maior qualidade que nunca.

1 comentário:

  1. Podias ter indicado como link do telescópio: https://webb.nasa.gov/content/about/orbit.html

    ResponderEliminar