2021/10/15

Google adopta scroll infinito nos resultados

A era de dizer que se está na primeira página de resultados da Google está a chegar ao fim, com a chegada do scrolling infinito.

A Google está a fazer uma pequena mas notória diferença na forma como apresenta os resultados. Em vez da tradicional apresentação dos resultados por páginas, a Google está a mudar essa apresentação para o sistema de scrolling infinito - por agora começando com as pesquisas em inglês nos EUA.

O sistema de scroll infinito tem vantagens e desvantagens. Por um lado, torna-se mais conveniente para a utilização num smartphone ou tablet, em que será mais prático continua a fazer scroll do que andar a clicar em "página seguinte" ou "página anterior". Por outro lado, o scroll infinito é uma desgraça para quem tinha por hábito saltar para páginas mais à frente como forma de pesquisar recantos mais obscuros da internet, afastados das páginas iniciais dos resultados. Com o sistema de scroll torna-se extremamente angustiante saltar para 10, 20, ou 50 páginas mais à frente.

Mas pronto, a partir de agora todos poderão dizer que estão na primeira página de resultados da Google - mesmo que isso implique estar 30 minutos a fazer scroll para lá se chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)