2021/10/15

WhatsApp com backups encriptados na cloud

O WhatsApp está finalmente a disponibilizar backups na cloud com encriptação end-to-end, prometendo protecção "total" contra acessos indevidos.

Embora o WhatsApp disponibilize há muito a encriptação de mensagens entre os utilizadores, assegurando a sua segurança e privacidade, a opção de manter os backups na cloud (iCloud no caso dos iPhones, e Google Drive no caso dos Android) acabava por derrotar essa garantia, sendo a via pela qual as autoridades podiam aceder às mensagens dos utilizadores em caso de investigação. Isto porque apesar das mensagens serem encriptadas entre utilizadores, o backup não contava com essa protecção - até agora.

A partir de agora os utilizadores podem usar backups encriptados, tanto na app iOS como Android.
Para isso será gerada uma chave de encriptação de 64 digitos, que deverá ser guardada pelos utilizadores (por exemplo, na sua app de gestão de passwords) ou no "backup key vault" do WhatsApp, que fica protegido por outra password, e que também não poderá ser acedido sem a mesma.

Ter apenas em conta que este tipo de protecção pode manter os dados a salvo de espionagem indevida, mas também funcionará contra os próprios utilizadores no caso de perderem a sua password ou chave de encriptação. Dito isto, é sempre uma opção que será melhor ter e escolher não usar, do que querer usar e não ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)