2021/10/10

Google desiste do Material Design no iOS

Depois de uma década a tentar manter idênticas as apps iOS e Android, a Google revela que irá começar a utilizar o UiKit da Apple em vez do seu Material Design.

O Material Design da Google continua a ser uma das suas fortes apostas, com relevância acrescida no novo Android 12, mas para a equipa da Google responsável pelas apps iOS o cenário é diferente. Depois de uma década a tentar manter a uniformidade entre as apps Android e iOS, agora irá começar a recorrer cada vez mais ao UiKit da Apple em vez de perder tempo a tentar recriar componentes feitos por medida do Material Design.

É uma decisão que o responsável da Google justifica de forma simples. No início os elementos de interface disponibilizados pela Apple no iOS deixavam a desejar, fazendo com que a Google sentisse necessidade de recriar muitos deles de raiz; mas desde então o iOS amadureceu bastante, e hoje em dia torna-se ridículo perder imenso tempo a criar elementos "só porque sim" em vez de tirar partido do que o sistema / UiKit tem para oferecer.


Será que é desta que a app do Gmail para iOS deixa de ter um scroll pouco fluido face à Mail app? Vamos aguardar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)