O Material Design da Google continua a ser uma das suas fortes apostas, com relevância acrescida no novo Android 12, mas para a equipa da Google responsável pelas apps iOS o cenário é diferente. Depois de uma década a tentar manter a uniformidade entre as apps Android e iOS, agora irá começar a recorrer cada vez mais ao UiKit da Apple em vez de perder tempo a tentar recriar componentes feitos por medida do Material Design.
É uma decisão que o responsável da Google justifica de forma simples. No início os elementos de interface disponibilizados pela Apple no iOS deixavam a desejar, fazendo com que a Google sentisse necessidade de recriar muitos deles de raiz; mas desde então o iOS amadureceu bastante, e hoje em dia torna-se ridículo perder imenso tempo a criar elementos "só porque sim" em vez de tirar partido do que o sistema / UiKit tem para oferecer.
The time we're saving not building custom code is now invested in the long tail of UX details that really make products feel great on Apple platforms. To paraphrase Lucas Pope, we're "swimming in a sea of minor things", and I couldn't be more excited about this new direction.
— Jeff Verkoeyen (@featherless) October 7, 2021
Será que é desta que a app do Gmail para iOS deixa de ter um scroll pouco fluido face à Mail app? Vamos aguardar para ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)