2021/10/10

Halide 2.5 faz chegar modo macro a todos os iPhones

O iPhone 13 Pro traz um novo modo macro para fotos a curta distância, mas a app Halide 2.5 aplica uns truques para o fazer em todos os outros iPhones.

O modo macro do iPhone 13 Pro tem dado que falar, tanto pela positiva - de possibilitar tirar fotos com efeito quase "microscópio" - como pela negativa, pela sua opção de fazer a transição automaticamente sempre que detecta algum objecto próximo, mudando para a câmara grande angular, com uma transição que nem sempre agradará aos utilizadores, especialmente se estiverem a tentar tirar uma foto com uma das câmaras e a distância estiver a fazer alternar entre essa e a outra câmara.
A escolha é compreensível, para facilitar a vida à maioria dos utilizadores, sendo que para quem se sentir incomodado com isto bastará esperar um pouco, pois a Apple já prometeu resolver o assunto com uma opção para selecção manual do modo macro. O que não resolve é o assunto para quem tiver iPhones antigos, coisa que a app Halide 2.5 faz.

A app Halide é considerada uma das melhores apps de câmara para o iPhone, e agora com a versão 2.5 traz um modo macro que funciona em todos os iPhones.
[fotos macro tiradas no iPhone 12 mini]

A técnica é simples mas eficaz: a app selecciona a câmara do iPhone com capacidade para focar a mais curta distância, e depois selecciona uma secção da imagem para apresentar em tamanho aumentado. E como normalmente isso resultaria numa imagem de baixa resolução, a táctica final recorre a tecnologia de super-resolução e inteligência artificial para melhorar a qualidade dessas imagens, com resultados que, como se pode ver acima, são bastante interessantes - ainda mais quando se considera que se está a falar de iPhones que não têm verdadeiramente um modo macro.

Resta dizer que embora a app Halide também se tenha convertido às subscrições, é felizmente também das poucas que continua a disponibilizar um modo de compra total, em que se paga uma única vez pela app e não se volta a pensar no assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)