2021/10/10

Kia Connect substitui UVO Connect e aumenta funcionalidades

Chama-se "Kia Connect" e representa a mais recente geração da telemática de alta tecnologia da Kia.

Concebido para uma interacção a partir dos sistemas de bordo ou remotamente através do ecossistema de App, o Kia Connect, anteriormente conhecido como UVO Connect, transforma a condução numa experiência mais fácil e intuitiva, com um conjunto de funcionalidades destinadas a melhorar a conectividade, o carácter prático e o controlo por parte do condutor. As tecnologias a bordo do Kia Connect podem ser acedidas através do ecrã táctil central do veículo. Entre as funcionalidades disponíveis, conta-se a “Navegação Online”, um serviço que recorre a dados de trânsito baseados na nuvem, fornecidos em tempo real ou com base no histórico, para prever mais correctamente as condições de tráfego, proporcionando assim uma estimativa precisa dos tempos de viagem e da hora de chegada.

Os utilizadores também podem aceder aos Kia Connect Live Services, um conjunto de funcionalidades que recolhem informação proveniente de um conjunto de provedores especializados para facultar informações sobre trânsito, disponibilidade e custos de estacionamento, localização e preços de estações de serviço e de postos de carregamento para EV, boletins meteorológicos, pesquisa de POI (“points of interest”, em português, pontos de interesse) online e informações sobre radares de velocidade (a informação sobre a localização depende da legislação em vigor em cada país).

Já quanto à app Kia Connect, esta oferece aos utilizadores a possibilidade de acederem remotamente às informações do veículo através do smartphone, como por exemplo, dados parciais e estatísticas de condução, localização do veículo e estado de bloqueio das portas. Os proprietários de EV poderão usar esta aplicação para programar o ar condicionado, ver o estado de carga do veículo, agendar operações de carregamento e verificar a autonomia de condução correspondente à carga restante. Os utilizadores também podem verificar e alterar as definições do seu veículo, tais como preferências de navegação, rádio e Bluetooth, directamente a partir de um smartphone. Assim, quando ligam a ignição, as suas definições são imediatamente aplicadas ao veículo, poupando-lhes tempo e fazendo de cada viagem uma experiência mais agradável.

Os utilizadores também podem aceder às funções “last mile navigation” (“navegação de última milha”) e “valet parking mode” (“modo de estacionamento com assistente”) através da aplicação Kia Connect. A “last mile navigation” ajuda o cliente a navegar até ao seu destino final usando um smartphone, depois de o veículo estar estacionado. Para tal, recorre ao Google Maps ou a orientações de realidade aumentada (RA). O cliente pode usar depois a aplicação para navegar desde o local onde se encontram até ao ponto onde o seu veículo está estacionado. Já o “valet parking mode” permite ao cliente monitorizar remotamente o seu veículo quando este estiver a ser conduzido por outra pessoa, o que oferece uma paz de espírito acrescida.

O sistema Kia Connect será implementado na gama europeia da Kia ao longo dos próximos meses. Em Portugal, estará disponível nos modelos com navegação produzidos a partir de Outubro de 2021. A aplicação Kia Connect, por seu turno, estará disponível para download através do Google Play e da App Store da Apple.


[Publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)