2021/10/16

Metro de Moscovo com pagamento via reconhecimento facial

A partir de agora basta mostrar a cara para pagar a utilização do metro em Moscovo, numa medida que levanta preocupações quanto à privacidade.

O metro em Moscovo implementou o sistema Face Pay em mais de 200 estações, permitindo aos utentes pagar sem necessidade de usarem cartões ou smartphones, sendo apresentado como sendo o maior sistema de pagamento via reconhecimento facial em larga escala em funcionamento.

É uma opção que não deixa de ser curiosa nesta altura, tendo em conta a utilização de máscaras que já demonstrou reduzir drasticamente o uso dos sistemas de reconhecimento facial (a Apple foi obrigada a desenrascar com o desbloqueio com rostos tapados desde que se tenha um Apple Watch no pulso), e que também levanta sérias preocupações entre as organizações de defesa da privacidade - isto numa altura em que em diversos países, incluindo na UE, a tendência tem sido a da proibição da utilização indiscriminada de sistemas de reconhecimento facial.

O problema, neste caso, não será saber o percurso que os moscovitas fazem diariamente, e que já seria possível saber através dos seus bilhetes ou outras formas de pagamento. A preocupação é que um sistema deste tipo facilmente pode ser expandido para controlar a movimentação dos cidadãos em muitos outros locais, sem que as pessoas sequer tenham a noção de poderem estar a ser monitorizadas. E, ao contrário de um smartphone que se pode deixar em casa, o nosso rosto anda sempre connosco - mesmo com a atenuante da utilização das máscaras.

1 comentário:

  1. Fantástico, então qualquer pessoa traz uma foto de outra e a outra paga...

    ResponderEliminar