2021/10/09

Perseverance confirma lago pré-histórico em Marte

O rover Perseverance parece ter esclarecido as dúvidas e confirmado que a cratera Jezero onde pousou foi, há muito tempo, um lago.

O local onde o Perseverance aterrou em Marte não foi escolhido por acaso, e essa decisão já está a dar frutos, resultado de imagens captadas antes mesmo do Perseverance ter começado a rolar. Há muito que os cientistas suspeitavam que a cratera Jezero tivesse albergado um lago em tempos pré-históricos marcianos, que estaria praticamente confirmado através das fotos captadas a partir de órbita. Agora, fotos captadas no início da missão do rover parecem dar a garantia final que faltava, mostrando formações rochosas que só seriam possíveis através do depósito de sedimentos de um rio a desaguar num lago.
O Perseverance irá aproximar-se de algumas das formações para recolher informação mais detalhada e amostras, que poderão revelar um momento crítico no planeta vermelho, suspeitando-se que há cerca de 3.5 mil milhões de anos o planeta tenha perdido o seu campo magnético protector, perdendo a atmosfera e tornando-se no deserto que vemos hoje em dia.

Mas por agora, o rover Perseverance está em período de "descanso", pois Marte encontra-se do lado oposto do Sol em relação à Terra, o que dificulta as comunicações devido a potenciais interferências. Só a 16 de Outubro é que as comunicações irão ser retomadas e o Perseverance regressará ao trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)