2021/10/17

Ransomware já superou os $5B nos últimos 3 anos

Uma investigação feita aos valores transferidos para carteiras de ransomware revela que nos últimos três anos já receberam mais de 5 mil milhões de dólares em resgates.

Há muito que o ransomware se tem tornado na praga digital da actualidade, tendo transitado dos ataques a particulares para os ataques a empresas e organismos que têm muito mais a perder, e que podem pagar resgates bastante mais lucrativos. Algo que é demonstrado pela investigação que foi feita às transacções para as carteiras de criptomoedas usadas pelas 10 variantes de ransomware mais comuns, e que revela que nos últimos anos estes grupos já lucraram 5.2 mil milhões de dólares.
Mais preocupante que este valor astronómico, é o facto destes ataques estarem a aumentar e a lucrar cada vez mais, sendo que só no primeiro semestre deste ano já foram pagos mais 590 milhões em resgates.

Tendo em conta que este retrato é incompleto, pois não engloba todos os ransowmare em circulação, nem contabiliza os pagamentos feitos através de outras criptomedas como o Monero - que dificultam o seguimento das transacções - o valor real da praga do ransomware será seguramente muito superior; e facilmente se percebe o factor de atracção para os grupos envolvidos.

... Dá que pensar, se todo este dinheiro, em vez de ser pago em resgates, tivesse sido investido na melhoria da segurança, e formação dos utilizadores. Mas até que tal aconteça, é de prever que os ataques de ransomware continuem a proliferar.

2 comentários:

  1. Título: "Ransomware bla bla"
    Imagem: Bitcoin

    É impressionante o nível de preconceito deste site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será a imagem realmente representativa daquilo que é a Bitcoin...?
      🤔🤔🤔

      Eliminar