2021/10/30

Sites da Gawker Media perdem imagens anteriores a 2019

Num estranho caso de um "apagão" inexplicado, os sites referente à antiga Gawker, incluindo o Gizmodo, Jalopnik, The Onion, e outros, perderam imagens anteriores a 2019, afectando publicações como a do célebre caso do iPhone 4 esquecido num bar.

Em 2010, um iPhone 4 perdido num bar revelou o novo design que a Apple guardava com enorme segredo, criando uma enorme polémica e processos entre Apple e Gizmodo (que comprou o iPhone e publicou as fotos). Mas agora todo esse incidente fica sem fotos, assim como milhares de artigos publicados ao longo da última década, nos sites da Gawker Media, que entretanto passaram para o controlo da G/O Media.

Ao que parece, a G/O Media optou por uma solução radical para lidar com vários processos referentes a imagens publicadas em artigos antigos, eliminando todas as fotos anteriores a 2019.

O artigo do iPhone 4 está sem imagens, e como ele, muitas outras publicações.
É certo que se continua a poder recorrer ao Web Archive para revisitar essas publicações antigas tal como estavam originalmente (pelo menos por enquanto), mas não deixa de ser mais um incidente que relembra a fragilidade dos conteúdos. Muitas vezes já se tem que lidar com o chamado "link rot", de links em publicações antigas para sites que entretanto encerraram ou foram remodelados, deixando de redireccionar para os conteúdos originalmente referidos. Neste caso, temos algo deliberado que apaga uma década de fotos de múltiplos sites.

Veremos se será dada qualquer explicação mais concreta sobre o motivo por trás desta decisão... ou se acham que é algo que passa "despercebido".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)