2010/04/20

Novela iPhone 4G

Depois de muitas gente fugir às novelas televisivas refugiando-se na net, parece que assistimos à perseguição das novelas em busca de novo público na internet.

A recente notícia de que o futuro iPhone 4G estava nas mãos de um popular site tem causado enorme reboliço.

Há quem os acuse de "conspiração" com a Apple, servindo apenas para aumentar o buzz em redor do futuro iPhone e manter a Apple no topo das notícias (e bem sabem que isso tem resultado - de forma directa ou indirecta - até por aqui, onde tento falar de tudo, têm visto muita "apple-ices" nos últimos tempos.)

Mas um resumo rápido dos últimos acontecimentos:

1) O site Gizmodo anuncia uma notícia bombástica, dizendo que tem um protótipo do iPhone 4G, mostrando fotos e vídeos e até uma foto do seu interior (mas estranhamente nenhuma com o aparelho ligado - mesmo bloqueado deveria mostrar algo no ecrã.)

2) John Gruber, um internauta de renome (que cobra $3,500 semanais pelos patrocinios no seu site Daring Fireball) dá credibilidade ao caso, dizendo que efectivamente tinha conhecimento de que a Apple considerava um dos seus aparelhos "roubado".

3) Começam as acusações e teorias da conspiração: como é que o site Gizmodo pôs as mãos num iPhone roubado? Uns dizem que deram $5,000 pelo aparelho, outros falam em $10,000. O que é certo é que com os milhões de visitas, já obtiveram um lucro bastante superior - e muitos outros sites começam a "inventar" histórias em busca de visitas à custa deste reboliço.

4) Novo dia. O site gizmodo começa por explicar a origem do iPhone "perdido". Que um jovem engenheiro da Apple o terá perdido num restaurante, e que foi encontrado por outra pessoa que até o tentou devolver à Apple, mas que não o levaram a sério.

5) Supostamente a Apple já terá enviado uma carta oficial a pedir o iPhone "secreto", validando a história de que é um protótipo real (tenha ou não o formato do iPhone definitivo a lançar este Verão.)


Pelo meio, muitas dúvidas e incongruências:
1) Porque razão não há fotos/vídeos do aparelho com o ecrã ligado?
2) Porque razão a Apple, que habitualmente "abafa" completamente este tipo de histórias com processos judiciais deixa agora um site publicar fotografias e vídeos sem aparentes consequências - apenas a enviar uma carta "educada" a pedir a devolução do aparelho?
3) Qual a justificação para as as semanas que separam o "perder do iPhone" até que este tenha ido parar às mãos do site Gizmodo?


Com tudo isto, o site poderá ter tido um pico de visitas, mas poderá arriscar-se a ser considerado um site sensacionalista e perder a "credibilidade tecnológica" que ainda tinha se se vier a descobrir que isto não passou de uma grande manobra publicitária por parte da Apple.

Update: mais desenvolvimentos, e com fotos detalhadas do interior do iPhone 4G!

12 comentários:

  1. O Grubber não coloca outra hipótese senão a veracidade do aparelho. Eu também aponto nesse sentido, apesar de provavelmente ter muito menos dados do que ele para pensar assim.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Miguel20/4/10 10:38

    Por outro lado, a Apple está a ter publicidade gratuita, ninguém está a falar mal do Iphone e as acções estão a valorizar nos EUA.
    Não vale a pena desmentir o que é um produto novo a ser lançado, era contraproducente e era gastar dinheiro em processos judiciais que não abonam em torno da Apple, especialmente com a concorrencia a bater à porta ;) My 2 cents

    ResponderEliminar
  3. @Ricardo

    Também é contraproducente rejeitar Apps de um vencedor do Pulitzer, e a Apple fê-lo (para logo a seguida "desfazê-lo"... :)

    A Apple sofre de uma qualquer disfunção bipolar (ou tripolar! ;)

    ResponderEliminar
  4. " gastar dinheiro em processos judiciais que não abonam em torno da Apple," ?????

    A Apple não sabe o que fazer aos lucros e você diz que não tem dinheiro?

    Liguem o bicho para ver.

    ResponderEliminar
  5. Ainda assim há duvidas que coloco.

    A Gizmodo pode estar a mãos com um grande processo da Apple, e mesmo assim mantém o artigo online. É estranho! Com certeza que terão noção das implicações que tal poderá ter.
    Lembra-me que quando foi do iPad a apple tentou parar os rumores, e se bem me lembra não passavam disso, dizendo que fotos de produtos ainda não lançados pela apple fazem parte das suas patentes e dos seus direitos internos. No entanto agora a carta é brandinha e não fala nada sobre o retirar do artigo e das fotos, apesar de aparentemente verdadeira (e custa-me a acreditar num embuste que chegue ao ponto de falsificar documentos).

    A falta de imagem do aparelho em funcionamento, dos CPU's e outros são realmente lacunas grandes.

    Cá para mim trata-se de uma campanha orquestrada a meias entre a Apple e a Gizmodo, o que acaba por ser boas noticias pelo facto que as fotos serão realmente do novo iPhone.

    Seja como for, mesmo isso irá afectar a reputação do Gizmodo!

    ResponderEliminar
  6. Existe melhor forma que esta para obter críticas, quer positivas quer negativas em relação ao novo design do futuro iPhone? Este será o futuro dos novos lançamentos de produtos..."fugas de informação" para ver a reacção.

    Puro marketing, IMHO...

    ResponderEliminar
  7. Parece ser mesmo verdade:

    http://macmagazine.uol.com.br/2010/04/20/apple-confirma-que-unidade-do-iphone-4g-e-real-solicita-devolucao-do-aparelho-ao-gizmodo/

    abraço

    ResponderEliminar
  8. O Gizmodo diz que o aparelho estava completamente bloqueado. A única coisa que dava para ver era o ecrã "connect to iTunes". Mas o certo é que nem isso mostraram.

    Será jogada da Apple? Duvido muito. Aquela empresa é absolutamente obcecada com o secretismo (incluindo uma "gestapo" interna que até o conteúdo dos telemóveis dos empregados revista para encontrar os responsáveis por fugas).

    Então pq a Apple não processou (ainda) o Gizmodo? Talvez por falta de fundamentos legais (não estou a ver bem o q possam alegar q contra-ponha a liberdade de imprensa). Talvez queiram recuperar o aparelho primeiro. Talvez pq se trata de um protótipo, cujo design não é final, e pq nada foi revelado que já não fosse mais ou menos esperado. E talvez pq serve para se fale do iPhone 4G, de forma a entreter o pessoal até ao lançamento oficial.

    O design não me parece que seja o final. Até pq já havia fotos disto (aparentemente originárias da china) em Fevereiro. À primeira vista pareceu-me um design demasiado banal e "pouco Apple". À volta vêem-se fendas, demasiados botões e entradas, encaixes, parafusos, etc. Não me parece que o Steve "um botão" Jobs lance aquilo cá para fora nesse estado. Já me parece demasiado radical terem removido por completo aquele aspecto arredondado do iPhone.

    É muito provável que o iPhone 4G seja mais parecido com este protótipo do que com os 3GS... mas aposto que terá um design bastante mais polido. Por outro lado também não me admirava mt se o Steve Jobs mandasse alterar o design por completo só pq foi revelado à revelia da empresa. :)

    ResponderEliminar
  9. Esqueci-me de dizer que seria também inútil a Apple processar o Gizmodo a esta altura. O artigo já foi publicado. Removê-lo por meios legais apenas resultaria em maior atenção sobre o caso, e toda a informação seria republicada em inúmeros outros sites. O chamado Streisand Effect:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Streisand_effect

    Além disso na California também têm uma boa lei "anti-SLAPP" (strategic lawsuit against public participation):
    http://en.wikipedia.org/wiki/Strategic_lawsuit_against_public_participation

    Basicamente isto permite que processos judiciais com vista a censurar criticas ou informações sejam rapidamente indeferidos, e tendo o queixoso de pagar as despesas do acusado. Serve precisamente para evitar que grandes empresas utilizem os seus vastos recursos financeiros, e o sistema judicial, para censurar a discussão pública de informações que lhes sejam indesejáveis.

    ResponderEliminar
  10. Sim, também não acredito que seja um modelo final "definitivo", mas sim uma caixa "oem" com as dimensoes aproximadas do dispositivo final, para ir afinando o hardware/software (o próprio tipo que encontrou o iPhone originalmente disse que a câmara nem sequer funcionava, crashava logo.)

    Quanto às questões legais, certamente durante a semana de "silêncio" o dono do Gizmodo terá andado a consultar a sua equipa jurídica pra se precaver contra eventuais represálias...
    Mas mesmo que não leve com processo, está sujeito a ficar na "lista negra" do Steve, deixando de ser convidado para os eventos, lançamentos, etc...
    (Ele próprio disse que está farto da forma como a maioria dos jornalistas/sites anda a "lamber as botas" à Apple sempre em busca de umas quaisquer migalhas...)

    Veremos que impacto isto terá a médio prazo...

    (A longo prazo, espero que seja o Steve a ter que lamber as botas ao público, quando este estiver farto de ser ele a decidir o que "serve" ou não, e fugir tudo para os Android! ;)

    ResponderEliminar
  11. Não iria ao ponto de dizer que seja uma «caixa "oem" com as dimensoes aproximadas». Segundo diz o Gizmodo o hardware que lá está dentro cabe mesmo à justa. Portanto, pelo menos as dimensões interiores já deverão ser finais, a não ser que haja ainda alguma alteração significativa ao hardware.

    Quanto ao exterior, a frente parece Apple. A traseira também não anda longe, só me admira não ter curvatura. E parece q a tampa é de vidro ou cerâmica como uma patente qualquer da Apple. Aquele rebordo prateado a toda a volta é que está demasiado cheio de "tralha".

    ResponderEliminar
  12. LOL Nelson... Isso nem parece teu!

    Falas-me em fundamentos legais? Na América? O Pais onde um gajo processa o MCDonalds por as batatas fritas serem demasiadamente saborosas?

    O Produto é Apple, é um protótipo e possui ali design, ideologias, patentes e outras situações que são propriedade da Apple e que nesta fase deveriam estar sob secretismo.
    É que como já li vários especialistas a referir, a Gizmodo nem sequer pode alegar não ter a certeza que se tratava de um produto da Apple, pois eles são os primeiros a tentar vender a imagem de que aquele é efectivamente o iPhone 4G. E indícios tinham muitos, segundo o proprio Gizmodo reconhece. Corria OS da Apple, tinha o logotipo da Apple, as fitas que o fechavam eram identificadas da Apple, o interior referia em várias peças a Apple. Sendo assim, ao publicarem as imagem estavam completamente convictos e cientes de que o telefone era da Apple, e que o telefone que compravam era roubado (sim, roubado, pois competia a quem o encontrou entregar no bar para este devolver ao dono, o que não fez, apesar de referir que tentou entrar em contacto com a apple. Aliás diga-se que não tendo entregue no bar, a policia seria o local imediato a ir, onde também não foi).

    Ora a Apple ameaçou com tribunal e processos gajos que diziam ter fotos do iPad que nunca chegaram a ser publicadas e agora há uma fuga deste género em que é revelado ao mundo o novo telefone da apple e as suas melhorias (mesmo que não seja o final) e a Apple manda uma cartinha a pedir delicadamente se devolvem o telefone.

    Não brinquem comigo! Estamos a falar de uma empresa que como tu muito bem referes até uma "gestapo" interna possui.

    Isto é tudo muito estranho é o que é!

    ResponderEliminar