2021/10/06

Telegram ganhou 70M de utilizadores com falha do Facebook

Com o "Facebookalipse" que fez desaparecer Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram da Internet durante horas, o Telegram amealhou 70 milhões de novos utilizadores.

Demonstrando que a desgraça de uns é a oportunidade de outros, o cenário impensável do desaparecimento do Facebook da internet, assim como de todos os demais sites e serviços associados - incluindo o Messenger e WhatsApp - lançaram o caos e o pânico na internet para milhões de pessoas, desesperadas por: 1) perceberem o que se estava a passar; e 2) entrarem em contacto com familiares e amigos. Para muitas pessoas este cenário de pesadelo era quase o equivalente a "não terem internet", tendo havido inúmeras queixas nos operadores de que o serviço de internet estava em baixo, quando na realidade era "apenas" o Facebook e companhia.

Mas o cenário de pesadelo tornou-se num dia de sonho para outros. O Telegram revelou que recebeu 70 milhões de novos utilizadores(!) só naquele dia, o que é bastante revelador da situação que se vivia - e que muitos utilizadores do Telegram poderão ter comprovado, tal a quantidade de notificações que deverão ter recebido a dizer "o seu amigo X juntou-se ao Telegram".

Será este o exemplo perfeito de que o Facebook tem um domínio excessivo na web, e deveria ser obrigado a separar alguns dos seus serviços, como o WhatsApp e Instagram? No mínimo, relembra como será saudável ter serviços concorrentes, que resistam ao desejo de serem comprados por um dos gigantes da internet, que facilmente os podem comprar para evitar que se tornem potenciais concorrentes (como o Facebook fez com o WhatsApp).

1 comentário: