A Tesla já inaugurou a sua Gigafactory Berlim e espera iniciar a produção dos Model Y com novo chassis de 3 peças já no próximo mês.
Enquanto vai aguardando pelas aprovações finais para iniciar a produção, a Gigafactory Berlim teve direito a uma inauguração especial com portas abertas a todos os fãs e curiosos - nem sequer faltando alguns portugueses que fizeram questão de fazer alguns milhares de quilómetros nos seus Tesla para lá estarem presentes.
Durante a apresentação de Elon Musk e no passeio pela fábrica, foi revelado o novo chassis do Model Y que será produzido em Berlim, e que será o primeiro a dar uso ao novo sistema de peças únicas que a Tesla tem vindo a desenvolver. Em vez das dezenas de peças soldadas dos chassis tradicionais, ou da versão intermédia com os primeiros "moldes gigantes", na fábrica alemã a Tesla construirá aquilo que idealizou: um automóvel cujo chassis é composto por apenas 3 grandes blocos: a secção frontal em peça única, a secção traseira em peça única, e um módulo central em que as novas células 4680 fazem parte integrante da estrutura.
Tudo isto terá inúmeras vantagens, quer a nível da redução de custos, como da simplicidade da produção, como também da qualidade final de construção dos veículos.
Estes Model Y irão ser seguramente dos carros mais procurados pelos demais fabricantes de automóveis, para dissecarem a sua construção e analisarem todos os seus detalhes. Só seria simpático se tudo isto fosse acompanhado também de um ligeiro acerto do preço do Model Y europeu (leia-se: redução do preço) para fazer reflectir alguma dessa simplicidade na carteira dos clientes europeus.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pergunto-me se em termos de restauro/arranjo em caso de colisão se não será um custo muito mais elevado
ResponderEliminarÉ possível, sem dúvida. Mas por outro lado, as máquinas para endireitar chassis deixam de ter utilidade...
EliminarAcho que é precisamente o contrário, por exemplo um dano no sitio de união do guarda-lamas com o chassi que muitos poderiam sugerir a substituição do guarda-lamas e desempenar o restante assim apenas tem uma secção para desempenar. Deixa mais trabalho para os profissionais, chapeiros formados com gosto no que fazem e menos para os sucateiros ou preguiçosos que preferem cobrar mais por peças novas.
Eliminar