2021/10/11

Tesla revela novo chassis com baterias na Gigafactory Berlim

A Tesla já inaugurou a sua Gigafactory Berlim e espera iniciar a produção dos Model Y com novo chassis de 3 peças já no próximo mês.

Enquanto vai aguardando pelas aprovações finais para iniciar a produção, a Gigafactory Berlim teve direito a uma inauguração especial com portas abertas a todos os fãs e curiosos - nem sequer faltando alguns portugueses que fizeram questão de fazer alguns milhares de quilómetros nos seus Tesla para lá estarem presentes.

Durante a apresentação de Elon Musk e no passeio pela fábrica, foi revelado o novo chassis do Model Y que será produzido em Berlim, e que será o primeiro a dar uso ao novo sistema de peças únicas que a Tesla tem vindo a desenvolver. Em vez das dezenas de peças soldadas dos chassis tradicionais, ou da versão intermédia com os primeiros "moldes gigantes", na fábrica alemã a Tesla construirá aquilo que idealizou: um automóvel cujo chassis é composto por apenas 3 grandes blocos: a secção frontal em peça única, a secção traseira em peça única, e um módulo central em que as novas células 4680 fazem parte integrante da estrutura.
Tudo isto terá inúmeras vantagens, quer a nível da redução de custos, como da simplicidade da produção, como também da qualidade final de construção dos veículos.

Estes Model Y irão ser seguramente dos carros mais procurados pelos demais fabricantes de automóveis, para dissecarem a sua construção e analisarem todos os seus detalhes. Só seria simpático se tudo isto fosse acompanhado também de um ligeiro acerto do preço do Model Y europeu (leia-se: redução do preço) para fazer reflectir alguma dessa simplicidade na carteira dos clientes europeus.

3 comentários:

  1. Pergunto-me se em termos de restauro/arranjo em caso de colisão se não será um custo muito mais elevado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, sem dúvida. Mas por outro lado, as máquinas para endireitar chassis deixam de ter utilidade...

      Eliminar
    2. Acho que é precisamente o contrário, por exemplo um dano no sitio de união do guarda-lamas com o chassi que muitos poderiam sugerir a substituição do guarda-lamas e desempenar o restante assim apenas tem uma secção para desempenar. Deixa mais trabalho para os profissionais, chapeiros formados com gosto no que fazem e menos para os sucateiros ou preguiçosos que preferem cobrar mais por peças novas.

      Eliminar