2021/11/23

Android 11 ainda não atingiu 25%

Com o Android 12 já no mercado, o anterior Android 11 ainda nem sequer chegou a 25% dos equipamentos em actividade.

O panorama das actualizações nos Android continua a estar longe do desejado. A situação tornou-se tão vergonhosa após uma década de Android que a Google até deixou de publicar o seu relatório da distribuição das versões Android, que agora tem que ser conseguida através dos dados do Android Studio. São esses dados que revelam que, apesar de todo o esforço a nível de agilizar e facilitar actualizações, o cenário permanece bastante mau.

Através do Android Studio é possível ver a distribuição das versões Android dos smartphones que acedem à Play Store num período de 7 dias. Com base nesta informação vemos que o Android 11 do ano passado apenas é usado por 24.2% dos equipamentos, e mesmo o anterior Android 10 se fica pelos 26.5%.
Depois temos o Android 9 Pie com 18.2%, Android 8 Oreo com 13.7%, Android 7 e 7.1 Nougat com 6.3%, Android 6 Marshmallow com 5.1%, e ainda temos o Android 5 Lollipop com 3.9%, Android 4.4 KitKat com 1.4% e Android 4.1 Jelly Bean com 0.6%.

Não fica mesmo nada bem que um sistema lançado há um ano ainda nem sequer consiga atingir 25% dos equipamentos activos após um ano. Quantos mais anos teremos que esperar para que a situação das actualizações fique resolvida e se tenha acesso às novas versões do Android a tempo e horas?

4 comentários:

  1. Uma grande fatia do Android 10 pertencerá aos equipamentos da Huawei, que, como sabem, ficaram "trancados" naquela versão.

    ResponderEliminar
  2. A versão do Android é já uma falsa questão porque na verdade apenas contam como update do SO para equipamentos Android One ou Pixel.
    O que conta é o quão atualizado está o SO em si mesmo que seja baseado numa versão originária menos recente.
    Nesse ponto de vista os updates iOS também são uma falácia e apenas servem de marketing, quantos casos temos de modelos iphones que viram a obsolescência programada agir de forma mais agressiva e onde para a mesma versão nem sequer recebem as mesmas funcionalidades?
    Os updates são bons para gráficos estatísticos apenas porque no terreno na maioria das vezes são a fonte do problema e são apenas ilusão de óptica no que toca à evolução de funções.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Esperava se que o project treble viesse a melhorar o panorama mas parece que não fez diferença nenhuma 😟

    ResponderEliminar