2021/11/25

Android 12 deixa utilizadores sem saber como desligar o smartphone

Quem der o salto para um smartphone com Android 12 poderá sentir-se perdido quando tentar desligar o smartphone no botão de power - mas pode corrigir a situação.

No Android 12 a Google seguiu o exemplo de outros fabricantes e outros sistemas, e fez com o processo de aceder à opção de desligar o smartphone - normalmente acedida através do pressionar longo no botão de power - agora sirva como botão de acesso ao Google Assistant. É uma medida positiva para todos os que dão uso frequente ao Google Assistant, mas não tanto para quem ainda dá uso regular ao botão de desligar, que se pode ver na ingrata posição de não saber como desligar um smartphone com Android 12.
Felizmente, quem desejar pode reverter o funcionamento para o modo antigo, indo aos Settings e na secção Gestures desactivar a funcionalidade "Hold for Assistant" no "Press and hold power button".

Se é verdade que hoje em dia é extremamente raro necessitar de desligar o smartphone manualmente, por outro lado também não deixa de ser caricato que a tecnologia evolua num sentido em que até funcionalidades básicas, como o desligar de um smartphone, deixem de estar ao alcance de quem não souber o "truque" de como o fazer: pressionando o botão de power e o volume up simultaneamente.

Mas, talvez seja apenas uma questão de hábito, tal como o foi para a combinação de teclas para fazer a captura de ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)