2021/11/18

Apple acelera o seu carro para 2025

O projecto automóvel da Apple parece estar a correr melhor do que o esperado, e poderá chegar ao mercado já em 2025.

Muito pouco se sabe em concreto sobre o projecto da Apple de desenvolvimento de um automóvel, que em tempos até se pensou que poderia não ser um carro mas apenas um sistema autónomo para vender a outros fabricantes. Mas agora surgem relatos de que o projecto está a ser acelerado pela Apple, que acredita conseguir ser capaz de resolver a questão da capacidade de computação necessária para concretizar um modo de condução autónomo total.

Quem já tiver espreitado os bastidores de um "carro autónomo" de desenvolvimento, terá reparado que são carros que normalmente têm toda a parte traseira repleta de computadores e equipamento electrónico, que nas versões comerciais tem que ser condensado para um volume reduzido, com consumos e aquecimento também bastante limitados. Isso por si só já representa um grande constrangimento para os fabricantes - chegando ao ponto de ter levado a Tesla a desenvolver o seu próprio chip, optimizado para o processamento que desejava fazer.

Ora, essa é também a área onde a Apple se sente particularmente à vontade, na optimização de software e hardware, com níveis de eficiência superiores aos seus concorrentes; também demonstrado pelos seus chips M1 nos MacBooks.

Há também outras áreas em que a Apple pode aproveitar alguma experiência já ganha, como no caso dos LIDARs e processamento tridimensional, que estão presentes no iPad Pro há alguns anos, e mais recentemente nos iPhones.


Ainda assim, a meta de ter um carro autónomo eficaz no mercado em 2025 continua a parecer demasiado ambiciosa para uma marca que não tem qualquer experiência neste sector. No entanto, há que relembrar que a Apple também não tinha qualquer experiência no sector dos smartphones quando lançou o iPhone, tão ridicularizado por muitos, e foi o que se viu.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)