2021/11/26

Barrier partilha o rato e teclado entre múltiplos computadores

Se precisam controlar vários computadores usando apenas um rato e teclado, vão gostar de conhecer este Barrier - a variante open-source do Synergy.

Durante muitos anos o Synergy foi a solução de referência para controlar múltiplos computadores a partir do teclado e rato de um só, funcionando como uma versão por software de um KVM físico. Mas o seu excelente desempenho fez com que eventualmente se tornasse numa solução comercial paga - e quando isso aconteceu, não demorou a surgir uma variante que utilizou a mesma base open-source, focando-se em manter apenas as funcionalidades básicas essenciais: o Barrier.
Tal como acontecia no Synergy, temos apenas que instalar o Barrier nos diversos computadores a controlar, estando disponível para Windows, macOS e Linux. Depois basta configurar a posição relativa de cada um deles no computador principal de onde desejamos controlar os restantes, e está tudo feito.

Bastará movimentar o ponteiro do rato para fora do ecrã do computador principal para se passar a controlar o computador respectivo, continuando a utilizar-se o rato e teclado principal, e sem necessidade de ter nenhum switch físico para partilhar o rato e teclado. A única questão é que continuará a ser necessário que cada computador continue a ter o seu próprio monitor, mas pelo menos evita-se a necessidade de ter dois ou três conjuntos de teclados e ratos a competir pelo espaço em cima da secretária.

Uma excelente solução para quem tem que trabalhar com diversos computadores "lado a lado", independentemente de serem Windows, Macs ou Linux.

5 comentários:

  1. Tenho um rato da logitech que tambem faz isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.logitech.com/en-in/products/mice/m590-silent-wireless-mouse.910-005203.html
      É do software da logitech, https://www.logitech.com/en-us/product/options/page/flow-multi-device-control
      Deve suportar varios ratos/teclados deles, os mais recentes obviamente

      Eliminar
  2. Excelente sugestão. Obrigado Carlos.

    ResponderEliminar
  3. Vi isto no LTT mas ainda não experimentei.
    https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=35460

    ResponderEliminar