2021/11/13

Bitcoin moderniza-se com Taproot

A mais popular criptomoeda Bitcoin está prestes a receber a maior actualização de sempre, dando-lhe capacidade para competir em funcionalidades com criptomoedas mais recentes.

Esta actualização Taproot é na verdade um conjunto de várias actualizações que afectam vários aspectos das Bitcoin, prometendo maior eficiência, maior anonimato, e capacidade acrescida para lidar com smart contracts. Na base de tudo está a mudança do processo de assinatura das transacções, que passa do sistema ECDSA para as "Schnorr signatures". Estas assinaturas são mais rápidas e pequenas, reduzindo os custos das transações, e também facilitam a criação de smart contracts mais versáteis.

Os smart contracts são a possibilidade de integrar condições na própria blockchain, permitindo realizar operações mesmo em caso dos intervenientes não confiarem directamente um no outro, e estão na base de coisas como os NFTs, em que se criam bens digitais que podem ter autenticidade garantida atribuída a uma única pessoa. É uma área onde criptomoedas mais recentes têm levado vantagem, como o Ethereum e todos os tokens que suporta, e onde com esta actualização se espera que o Bitcoin passe a poder ser usado como alternativa.

Esta actualização Bitcoin Taproot entrará em vigor no bloco 709,632 da blockchain Bitcoin, que se espera ser atingida ainda durante o dia de hoje.

Os analistas esperam que isto ajude a valorizar ainda mais as Bitcoin, que nos últimos dias têm atingido valores máximos (próximo dos 69 mil dólares por Bitcoin), e potenciando as previsões de que poderá aproximar-se em breve dos 100 mil dólares. Para referência, há um ano atrás cada Bitcoin valia "apenas" 16 mil dólares.

Os actuais possuidores de Bitcoins não têm que fazer nada, com a actualização a ser aplicada automaticamente às transacções de agora em diante.

3 comentários:

  1. Carlos, nota-se que fez algum trabalho de casa.
    Mas atenção que o taproot de momento não serve ninguém. Só com actualizações no software das carteiras é que finalmente se poderá tirar proveito desta nova funcionalidade.

    ResponderEliminar
  2. Relativamente a esta nova funcionalidade passar a colocar como alternativa, isso é risível.
    A Bitcoin é a moeda base. A única com alguma relação com o mundo real, através do mining intensivo necessário ao proof-of-work . As outras criptomoedas é que são alternativas (baratas) para os "espertos" que acham que podem repetir o fenómeno de um enriquecimento de 10 mil vezes.

    Taproot é apenas mais um 'nice to have'.

    ResponderEliminar
  3. Alguém pode explicar melhor o que é?

    ResponderEliminar