2021/11/05

Brembo Sensify aplica AI à travagem

A Brembo quer acompanhar os tempos e anunciou um sistema de travagem independente às quatro rodas com tecnologia AI: o Sensify.

O Brembo Sensify (pdf link) segue a evolução no sentido dos sistemas "by-wire", substituindo o sistema hidráulico tradicional por um sistema de actuadores eléctricos, permitindo um controlo de maior precisão sobre cada roda individualmente - e com promessa de integrar tecnologia AI para se adaptar ao estilo de condução de cada pessoa, e condições da estrada.
Na verdade, não me parece que a evolução seja assim tão significativa. A Mercedes já lançou modelos com travões electromecânicos no passado, e com a transição para os automóveis eléctricos - especialmente nos que vierem equipados com quatro motores - os próprios motores poderão fazer este serviço, com os travões mecânicos a servirem apenas como medida adicional para travagens de emergência (que no futuro me parece que poderão ser dispensáveis, quando se ganhar confiança nos sistemas eléctricos com redundância). Prova disso são os muitos carros eléctricos que acabam por ter que trocar os discos de travão, não por desgaste mas... por falta de uso!

A Brembo diz que este sistema Sensify começará a chegar ao mercado em 2024, podendo ser aplicado a todos os tipos de veículos.


1 comentário:

  1. Já se viu tuners aderir ao drive-by-wire, ainda não ouvi nada de brake-by-wire além da f1.

    ResponderEliminar